FAQ - Perguntas frequentes

1 - Procedimentos de login, inscrição e pagamento

1.1 - Como faço a inscrição?

Após escolher o curso de seu interesse, clique em “Mais informações”. Você será redirecionado para a página do curso, onde poderá fazer sua inscrição ou dos funcionários da instituição preenchendo o cadastro. Caso você já tenha realizado cursos com a Aberje, as informações apresentadas na ficha de inscrição deverão ser verificadas e, caso precisem ser modificadas, você poderá fazer a alteração acessando sua área no site.

1.2 - Como saber que sou associado?

A equipe de cursos poderá verificar o status de sua organização em nosso sistema. Para isso, entre em contato com a equipe da área de programas educacionais, tendo em mãos o CNPJ da empresa e a Razão Social.

1.3 - Como é o processo de pagamento?

Após a confirmação de curso, a área financeira processará a inscrição e emitirá nota fiscal e boleto para pagamento. Caso o processo de pagamento da sua empresa seja diferenciado, procure a equipe de cursos. Ela poderá tirar dúvidas e auxiliar nesse processo. Lembre-se que a Nota Fiscal do curso será emitida no mês vigente da data do curso.

1.4 - Não recebi o e-mail de confirmação de inscrição.

O e-mail de confirmação é enviado pelo sistema imediatamente após o preenchimento da ficha de inscrição. Verifique se preencheu corretamente o campo de e-mail. Depois, verifique também sua caixa antispam. Caso não tenha recebido o e-mail, entre em contato com a área de cursos.

1.5 - Não recebi o e-mail de confirmação de curso.

Os cursos oferecidos pela Aberje são confirmados até 7 (sete) dias antes da data de sua realização. Verifique sua caixa antispam, pois o e-mail de confirmação de curso pode ter sido bloqueado. Caso não tenha recebido o e-mail, entre em contato com a área de cursos.

1.6 - Qual o valor dos cursos?

O investimento em cada curso é determinado pelos seguintes critérios: carga horária, modalidade e macro-objetivo. Os valores são divulgados na página de cada curso. Associados (pessoas físicas e jurídicas) gozam de vantagens exclusivas, entre as quais se destaca o preço diferenciado em todos os programas educacionais oferecidos pela Aberje.

1.7 - Existem custos além da inscrição? O que está incluso no curso?

O valor da inscrição refere-se ao curso e materiais de apoio, não estando inclusas despesas como transporte, hospedagem, estacionamento e alimentação, que são de responsabilidade exclusiva do contratante.

1.8 - Onde será o curso?

O local de realização dos cursos pode variar. A informação detalhada sobre o local de curso está na página de cada curso e também é reforçada no e-mail de confirmação de curso. 

1.9 - Qual a política de cancelamento?

Qualquer inscrição poderá ser cancelada diretamente pelo site. Basta acessar a Área do Aluno e cancelar a inscrição. Não há multas para cursos cancelados até 7 (sete) dias após a inscrição. Nos casos de cancelamento após o prazo de 7 (sete) dias, há multa de 20% sobre o valor do curso. 

1.10 - Já paguei o curso, mas não poderei participar. O que faço?

As regras de cancelamento são válidas nos casos em que não é possível comparecer ao curso. No entanto, é possível indicar um participante substituto, o que extingue a multa, se aplicável. Para isso, acesse sua área de cursos, e altere a ficha de inscrição com os dados do novo participante.

1.11 - Quais as formas de pagamento?

Boleto bancário

É enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico. A nota é emitida pela Aberje no mês vigente do curso e enviada por um e-mail da prefeitura do estado de São Paulo. O vencimento é programado para 10 (dez) dias a partir da data de emissão.

Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso)

*Emitimos Nota Fiscal.  A Aberje está cadastrada no Sicaf.

Cartão de Crédito

Opção disponível para cursos ministrados em São Paulo, com parcelamento em até 3 x para valores superiores a R$ 1.000,00.

Observações sobre procedimentos de pagamento e/ou desconto obtido

Caso sua instituição tenha alguma especificação ou procedimento diferenciado para efetuar o pagamento, é imprescindível descrevê-lo no campo específico disponível na ficha de inscrição. O mesmo se aplica para casos de descontos obtidos. Descontos e procedimentos de pagamento diferenciados só serão atendidos pela Aberje se estiverem descritos no campo específico.

1.12 - Como altero os dados da inscrição?

Acesse sua área de cursos e altere os campos que deseja atualizar. Depois, clique em Salvar.

1.13 - Não recebi o boleto. Como proceder?

Primeiro, avalie se o curso já foi confirmado. A confirmação acontece até 7 (sete) dias antes da data de realização do curso e é mandatória para que haja emissão de boleto. A Aberje não emite boletos antes de confirmar um curso. O boleto é emitido e enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico. O vencimento é programado para 10 (dez) dias a partir da data de emissão.

1.14 - Não recebi a nota fiscal. Como proceder?

Primeiro, avalie se o curso já foi confirmado. A confirmação acontece até 7 (sete) dias antes da data de realização do curso e é mandatória para que haja emissão de nota fiscal. A Aberje não emite notas fiscais antes de confirmar um curso. A nota fiscal é emitida no mês vigente ao curso e enviada por e-mail. O boleto é enviado separadamente, por e-mail (Banco Itaú), em forma de link eletrônico.

1.15 - A Aberje trabalha com empenho ou pedido de compra?

Ambos. Os órgãos públicos devem encaminhar o empenho antes da data de realização de curso, da mesma forma, os pedidos de compra.

1.16 - Meu prazo de pagamento é diferente do prazo de cobrança da Aberje. Como devo proceder?

Preencha o campo “OBSERVAÇÕES SOBRE PAGAMENTO OU DESCONTO OBTIDO” com as informações específicas relativas à política de pagamentos de sua organização no ato da inscrição. O departamento financeiro segue as orientações descritas nesse campo, por isso, é importante preenchê-lo de forma clara e direta.

1.17 - Preciso levar alguma documentação no dia do curso?

Caso tenha feito a opção pelo pagamento com cartão de crédito, apresente o cartão e documento de identificação no dia do curso. Os demais documentos (ordem de compra, empenho, entre outros) devem ser encaminhados antes da data de realização do treinamento para a equipe de cursos.

1.18 - Como faço para receber a segunda via do certificado?

Os certificados ficam disponíveis para download na área do aluno e da empresa.

1.19 - A Aberje tem cadastro no Sicaf?

Sim, a Aberje tem cadastro no Sicaf. Para consultas, acesse: http://www.comprasnet.gov.br/

1.20 - Sou de órgão público, preciso de outros documentos. Como solicitar?

Entre em contato com a área de Cursos (cursos@aberje.com.br) e solicite a documentação adicional, justificando sua necessidade.

1.21 - Esqueci meu login. O que faço?

Na página de login, localize o botão Esqueci meu login e/ou Esqueci minha senha. Você receberá a informação no e-mail que está cadastrado no sistema.

2 - Dúvidas sobre cursos

2.1 - O que são cursos livres?

São cursos que não têm regulamentação, razão pela qual sua oferta e organização são livres. Os cursos livres têm duração variável e seu objetivo é oferecer capacitação, qualificação e atualização profissional. A Aberje oferece cursos livres em diversos campos da comunicação organizacional e áreas correlatas, e variam quanto aos macro-objetivos e quanto à carga horária total. 

2.2 - O que significam as siglas A1, A2 e A3?

A é a primeira letra de Aberje. É também a letra que define os macro-objetivos dos programas educacionais oferecidos pela Aberje.

A1 – Aprender
Neste bloco, os cursos apresentam noções gerais e fundamentos essenciais acerca dos principais conceitos, temas e aplicações do campo da Comunicação. Indicado para todos que buscam autodesenvolvimento e ampliação de conhecimento sobre os diversos campos da Comunicação Corporativa.

A2 – Aplicar
Neste bloco, os cursos trazem aprofundamento sobre um determinado tema e formas pelas quais é possível desenvolver projetos, subprodutos e ações de comunicação. Indicado para aqueles que já trabalham com o tema, mas que desejam conhecer aplicações inovadoras e conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

A3 – Avançar
Neste bloco, estão programas de maior complexidade e cursos sobre temáticas recentemente incorporadas ao campo da Comunicação Corporativa. Indicado para quem busca atualização em temas de vanguarda e para aqueles com responsabilidades de coordenação, supervisão e gestão na área de Comunicação.

2.3 - O que são cursos in-company? Como posso solicitar uma proposta?

Cursos in-company são aqueles ministrados nas instalações da empresa contratante ou em locais de sua conveniência. Por intermédio de nossos instrutores e consultores associados, realizamos cursos e palestras em todo o Brasil.

Para solicitar uma proposta, é necessário preencher um formulário que está na área In-company (menu superior). Nossa equipe entrará em contato com o solicitante para definir os detalhes e ajustar a proposta à necessidade da empresa. A partir de 2014, a Aberje passa a oferecer um portifólio específico de cursos e treinamentos in-Company. Também é possível contratar cursos livres divulgados em nosso website.

2.4 - Preciso da programação completa do semestre, como faço para acessá-la?

A programação completa está em um documento em formato *.pdf  disponível para download na página principal de cursos, logo abaixo de “Encontre o curso desejado”.

2.5 - Onde são ministrados os cursos internacionais oferecidos pela Aberje?

Os cursos internacionais são ministrados por palestrantes internacionais nas instalações da Aberje, em São Paulo.

2.6 - O que significa "curso modular"?

Cursos modulares são ministrados em módulos ou temporadas de dois ou três dias. Um curso modular pode ter entre dois e seis módulos, dependendo da carga horária total do programa. No caso do Curso Internacional Aberje-Syracuse, por exemplo, são cinco módulos com 19h cada, totalizando 90 horas. O Curso Internacional em Comunicação Interna tem três módulos com 16h cada, totalizando 48 horas.

3 - Outras dúvidas

3.1 - O que é necessário fazer para que eu seja um instrutor Aberje?

Potenciais instrutores Aberje têm paixão pelo ensino e pela comunicação. Conhecem o campo da comunicação organizacional de forma abrangente, tanto conceitualmente quanto em sua prática profissional. Têm amplo entendimento e experiência em uma área específica da comunicação e demonstram forte habilidade de comunicação interpessoal. Sobretudo, são pessoas que atentam para os detalhes, gostam de conviver com a diversidade e apreciam compartilhar suas ideias com respeito e comprometimento ético. A Aberje não apenas oferece treinamentos: estamos aqui para inspirar pessoas e comunicadores para que sejam agentes de transformação nos ambientes em que atuam.

A Aberje atualiza sua grade de cursos com base na análise de demanda e em pesquisas periódicas de interesse. A oferta de novos programas está condicionada aos núcleos temáticos já estabelecidos, mas estamos abertos à avaliação de propostas inovadoras e que tenham convergência com nosso propósito institucional.  Recebemos propostas de cursos e avaliamos sua pertinência. Nos casos em que há sinergia entre o perfil do palestrante, o tema sugerido pelo candidato e os núcleos temáticos definidos pela Aberje, avaliamos a possibilidade de inserção do novo curso em grades futuras.  Para mais informações, entre em contato com a área de Cursos: cursos@aberje.com.br.

3.2 - Como funciona a política de bolsas e descontos?

Descontos são sempre calculados sobre os valores divulgados em nosso website e materiais de divulgação e definidos com base no status da organização – se associada ou não associada.

Atuais alunos do MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial e do Curso Internacional de Comunicação Empresarial Aberje/Syracuse têm 20% de desconto; estudantes de graduação têm 20% de desconto sobre cursos livres A1 (Aprender)* e A2 (Aplicar)*. Esse desconto só será válido nos casos em que o pagamento for realizado por pessoa física e mediante comprovação de vínculo com uma instituição de ensino superior.