Narrativas e memória organizacional

CONFIRMADO! - Storytelling organizacional: o que é, onde se insere e como fazer melhor

31/MAR | Aprender

CONFIRMADO! - Storytelling organizacional: o que é, onde se insere e como fazer melhor

Instrutor: Rodrigo Silveira Cogo

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema

 

O que é storytelling? Em que cenário precisa estar a minha organização para utilizá-lo mais corretamente? Storytelling pode ser aplicado por qualquer tipo de organização? Há públicos onde este formato é mais adequado para comunicar? Histórias são apenas discursos? Elas podem vir de qualquer pessoa? Estamos falando de casos reais ou ficcionais? E como são as pseudo-histórias? Tudo isso é o mesmo que branded content? Como fazer o storytelling se tornar transmídia?

Essas questões compõem um quadro de assuntos fundamentais, exigindo respostas detalhadas e propositivas, já que queremos sempre desenvolver projetos com assertividade. Para isso, precisamos considerar todo um conjunto de aspectos que envolvem a comunicação organizacional, até chegarmos aos elementos mais práticos e criativos. São necessários um exame do contexto atual e das dificuldades consequentes de atenção e retenção de conteúdos, uma análise de ambientes humanizados e uma investigação decisiva sobre a operação de formatos mais atrativos de informação e relacionamento. Em cada passo, devemos refletir sobre a riqueza dos relatos de vida, que geram cumplicidade, surpresa e memorização, como um recurso discursivo na comunicação das organizações.

 

 

Objetivos do curso

 

  1. Desenvolver a capacidade analítica no contexto de implantação de processos de storytelling.
  2. Estimular o aprendizado de captação das histórias circulantes no ambiente organizacional.
  3. Instruir sobre a inserção do formato discursivo do storytelling nos processos usuais de comunicação organizacional.
  4. Refletir sobre a aplicação do conceito de storytelling no planejamento de novos projetos de informação e relacionamento corporativos.
  5. Analisar as principais características retóricas, estéticas e técnicas do storytelling.

 

 

Programa do curso

 

  • Contexto do storytelling

Sobrecarga informativa, economia da atenção, multiprotagonismo, comunicação em ambientes humanizados, novas redes humanas, era conceitual, moda da memória.

  • Conceitos em storytelling

Conceito de Nova história. História versus memória. História oral, retórica e ética. Narrativa de experiência versus ficção. Breve histórico de storytelling,  transmídia storytelling, branded content.

 

  • Aplicações em storytelling

Cinema, publicidade, jornalismo, comunicação institucional, comunicação Interna, memória, promoção, marketing de Incentivo, comunicação oral da liderança, captação de recursos, patrocínio cultural.

 

 

Benefícios para os participantes

 

O curso fornecerá ao participante a teorização necessária para o entendimento da inserção do storytelling na estratégia comunicativa organizacional, com a visualização e a discussão de exemplos em várias interfaces, buscando detectar os formatos que funcionam melhor para a contação de histórias no ambiente de trabalho.

 

 

Metodologia

 

Aula expositiva, conceitual, mostrando cases aplicados em diversas modalidades da comunicação, com o intercâmbio de práticas do próprio grupo e exercícios práticos de contação de histórias.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Rodrigo Silveira Cogo

Rodrigo Silveira Cogo

Relações-públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Prestou serviços por 10 anos na área cultural, com clientes como a subsidiária gaúcha de energia do grupo norte-americano AES Group, Petrobras, Brasil Telecom, Bradesco e Telefónica. Carreira com forte experiência em consultoria e diagnósticos de comunicação e relacionamento, pela Ideafix Estudos Institucionais, para clientes como Goodyear, HP, Rhodia, Schincariol, Embraer, Telefonica e Mapfre. Atualmente, é responsável pela área de Inteligência de Mercado da Aberje, onde também atua como professor em cursos livres e no MBA.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição