Autodesenvolvimento, Comunicação Digital, Crises

SAC 2.0 nas Organizações

15/SET | Aprender

SAC 2.0 nas Organizações

Instrutor: Karen Eloise de Oliveira Matos, Ana Beatriz de Barros Leal Saraiva

+PROGRAMAÇÃO

1)    Introdução sobre a importância do tema

Atualmente, os consumidores têm em mãos diferentes meios para se informar, posicionar e manifestar suas opiniões.  Segundo Beth Saad, na web 2.0, o usuário tem o controle dos dados, das divulgações e tornou-se o centro da conexão. Isso significa dizer que ele é mais social, crítico e interage com múltiplas telas, plataformas e marcas.

Utilizando as plataformas das redes sociais, há manifestação, engajamento e posicionamento crítico sobre tudo, incluindo, serviços, produtos, propagandas, marcas e campanhas.

De acordo com Ducan Gallagher, quase 28% das crises se espalham internacionalmente em média em 1 hora. No entanto, as Empresas levam aproximadamente 21 horas para se manifestarem sobre o assunto.

Partindo desses princípios, é necessário que as organizações dominem os códigos dos ambientes digitais e façam o monitoramento adequado para conhecer, atuar e se antecipar, quando possível,  situações mais difíceis ou até mesmo oportunidades. Para isso, é necessário dispor de planejamento, meios de acompanhamento e estratégias, com equipes estruturadas e capacitadas para atuarem no relacionamento com os clientes no meio digital.

 

2)    Objetivos do curso

     As aulas pretendem dar o embasamento para que as empresas consigam:

   - Monitorar a marca na web;

   - Identificar possíveis problemas;

   - Atuar prontamente na solução de crises;

   - Engajar os usuários;

   - Mensurar resultados.

 

3)    Programa do curso (temas principais que serão abordados)

SAC 2.0 nas organizações

- Estratégias de Relacionamento e Gestão das redes sociais

- Identidade e tom da conversa:  a cara e a voz da empresa nas redes

- Passo a passo do monitoramento

- Medindo resultados

- Tipos de ferramentas 

 

GESTÃO DE CRISES NAS REDES SOCIAIS 

- Identificando o problema

- Em busca de saídas e soluções

- Revertendo o jogo

- Criando fãs e fazendo “do limão uma limonada”

- Medindo resultados

- Estudo de casos

 

4)    Benefícios para os participantes

Ao concluir o curso, espera-se que o participante esteja apto para atuar no monitoramento das redes sociais, a pensar e produzir conteúdos estratégicos para posicionar a marca. Também conseguirá identificar situações críticas e fortalecer o vínculo com os usuários. O curso também pretende incitar os participantes a pensarem conteúdos mais estratégicos e focados no relacionamento dos diferentes públicos destes canais.

 

5) A metodologia aplicada

Aulas expositivas, estudos de caso, vídeos ilustrativos, aplicação de exercícios e dinâmicas.

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+INSTRUTOR

Karen Eloise de Oliveira Matos

Karen Eloise de Oliveira Matos

Especialista em comunicação digital pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo é jornalista e atua como coordenadora de conteúdo e redes sociais na Sabesp. Experiência profissional em comunicação integrada, desenvolvimento de websites, usabilidade, acessibilidade e gestão do conhecimento. Conquistou Prêmio de Melhor Trabalho de Especialização do Brasil pela INTERCOM e reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos em Intranet Corporativa e sites especializados. Pesquisadora em tecnologias aplicadas à educação desenvolveu trabalho em parceria com organizações não governamentais nas práticas de educomunicação.


Ana Beatriz de Barros Leal Saraiva

Ana Beatriz de Barros Leal Saraiva

Graduada em Jornalismo e Ciências Sociais, teve experiência na grande mídia passando pela pauta e produção da TV Cultura, Jornal da Band e produtoras onde trabalhou como produtora e roteirista. Após experiência internacional com Documentário, em Cuba e na Espanha, voltou ao Brasil, começou a trabalhar em redes sociais, com o Blog Consultoria da Natura, duas vezes premiado como o melhor Blog de Comunicação Corporativo, do Prêmio Top Blog. Fez especialização em Gestão em Comunicação Digital no DIGICORP, da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) e teve passagem no SESC como editora de Web. Atualmente, trabalha na área de Comunicação Integrada da Natura e dá aulas e consultorias sobre Jornalismo Independente na INCA - Escola de Inovação Coletiva.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

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Rua Amália de Noronha, 430 
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