Ética, Sustentabilidade e RSC

Relatório de Sustentabilidade GRI-G4: um guia para a sua elaboração

19, 20/OUT | Aprender

Relatório de Sustentabilidade GRI-G4: um guia para a sua elaboração

Instrutor: Álvaro Almeida, Priscilla Navarrette

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema

 

A Aberje é uma das três instituições brasileiras certificadas para dar o treinamento do relatório GRI (https://www.globalreporting.org/Pages/default.aspx).

O desenvolvimento sustentável emerge hoje como o mais importante desafio global. No atual cenário, o sucesso das organizações depende de uma nova forma de pensar e de um novo modo de gestão, uma vez que os resultados econômicos estão cada vez mais atrelados aos impactos ambientais e sociais causados por suas decisões e ações.

O Relatório de Sustentabilidade é resultado de um processo que visa identificar, mensurar, divulgar e prestar contas sobre as decisões e ações organizacionais. Por meio do seu reporte, as organizações e todos os seus públicos têm em mãos um instrumento que possibilita dialogar e implantar um processo de melhoria contínua do desempenho, rumo ao desenvolvimento sustentável.

A Global Reporting Initiative (GRI) é a rede internacional que elaborou o modelo para Relatórios de Sustentabilidade mais usado atualmente. Mais de 8000 empresas no mundo adotam esse modelo, incluindo um número crescente de empresas brasileiras: AmBev, Banco Itaú, CPFL Energia, Ecorodovias, Itaipu Binacional, McDonald's, Natura, Petrobras, Siemens, Unilever, Votorantim e Walmart, entre outras. O conjunto de princípios, protocolos e indicadores desenvolvido pela GRI torna possível gerir, comparar e comunicar o desempenho das organizações nas dimensões social, ambiental e econômica.

 

 

Objetivos do curso

 

  1. Preparar o participante para coordenar o processo de elaboração do Relatório de Sustentabilidade GRI-G4 em sua organização, através da apresentação do modelo GRI (estrutura, diretrizes e princípios) e do seu processo de elaboração.
  2. Fortalecer a visão de que o modelo GRI é uma ferramenta de gestão, um instrumento que possibilita os seguintes desdobramentos práticos: conscientização de todos sobre os impactos positivos e negativos da organização; promoção de um debate interno que visa gerar um consenso sobre as melhores oportunidades para a organização; fomento de um diálogo entre a empresa e os seus públicos estratégicos, fortalecendo a confiança e a colaboração entre todas as partes; definição de metas de melhoria e de processos de gestão integrados; comunicação de estratégias, valores e desempenhos da organização, em face da responsabilidade e sustentabilidade socioambiental.

 

 

Programa do Curso

 

Primeira Parte:

  • Introdução - Preparando sua organização e equipe para elaborar um Relatório de Sustentabilidade GRI-G4

Objetivos na elaboração de um Relatório de Sustentabilidade. Principais desafios e benefícios. GRI e as Diretrizes G4. Processos na elaboração de um Relatório de Sustentabilidade GRI-G4. Escolha da equipe de coordenação do processo. Planejamento e plano de ação. Apresentação de testemunhos e cases de organizações brasileiras que desenvolveram os seus Relatórios de Sustentabilidade seguindo o modelo GRI.

 

Segunda Parte:

  • Diálogo e engajamento com stakeholders

Por que engajar stakeholders? Identificação e priorização dos stakeholders. Processos e melhores práticas no engajamento de stakeholders. Estratégias para o engajamento de stakeholders e as questões a serem abordadas no Relatório. Casos brasileiros selecionados.

 

Terceira Parte:

  • Definição - Aplicação das Diretrizes GRI para definir o conteúdo do Relatório

Diretrizes e ferramentas para identificar, priorizar e validar temas e limites do Relatório de Sustentabilidade GRI. Princípio de materialidade, aplicação das Diretrizes para aumentar a credibilidade do Relatório. Exemplos e critérios de avaliação das estratégias de sustentabilidade das organizações brasileiras. Exercícios para fixar o processo de definir temas e limites do Relatório.

 

Quarta Parte:

  • Mensurar e monitorar

Análise dos processos existentes. Identificação das necessidades para monitorar temas materiais. Definição de metas. Acompanhamento e registros para garantir qualidade durante o processo de coleta.

 

Quinta Parte:

  • Comunicação - Aproveitamento do Relatório de Sustentabilidade

Finalização do Relatório: reunião de informações. Estratégias e melhores práticas na comunicação de sustentabilidade. Construção de narrativas: conteúdo, forma, consistência, firmeza e compromisso com a prestação de contas (accountability). Preparação para o próximo ciclo do relato. Avaliação do resultado e insights para melhorias no próximo ciclo.

 

 

Benefícios para os participantes

 

O curso se oferece como um guia, passo a passo, para apoiar o profissional durante o processo de elaboração de um Relatório. O participante do curso conhecerá em profundidade o padrão do Relatório de Sustentabilidade GRI-G4 e como as organizações podem usá-lo para fortalecerem a sua reputação e contribuírem no desenvolvimento sustentável. Com efeito, o participante compreenderá que o valor para uma organização, ao elaborar um Relatório de Sustentabilidade, não vem só do produto final, mas também dos novos modelos e processos de gestão que são criados durante a própria elaboração.

Ao final do curso, os participantes serão certificados pela organização internacional GRI . 

 

Metodologia 

Aulas expositivas, com exercícios de aplicação dos conceitos e apresentação das melhores práticas brasileiras.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Álvaro Almeida

Álvaro Almeida

Álvaro Almeida é sócio-fundador da Report, empresa líder na comunicação da sustentabilidade no Brasil, com mais de 250 relatórios produzidos a partir das diretrizes da GRI e escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Jornalista com 25 anos de experiência, atua há 10 anos no planejamento e implementação de processos e produtos de comunicação empresarial. O foco de sua atuação é apoiar as companhias na disseminação aos diversos públicos de seus avanços na integração da sustentabilidade às suas atividades.


Priscilla Navarrette

Priscilla Navarrette

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), pós graduada em Direito dos Contratos e especializada em Responsabilidade Social Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação Dom Cabral, é também formada pelo Curso de Formação de Consultores da Adigo, pelo Programa de Gestão Avançada (APG Senior) da Amana-Key e em Planejamento Estratégico pelo Insper. Atuou na área do Direito Empresarial durante 07 anos e há 14 atua área de sustentabilidade corporativa, com passagens em organizações como Instituto Ethos, Instituto Akatu e Institute of Social and Ethical Accountability (Londres - UK) e empresas como Hewlett Packard e Banco ABN AMRO Real. Hoje é professora em cursos relacionados ao tema na Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e há 08 anos é Sócia-Diretora da LUME, Consultoria Estratégica em Sustentabilidade Corporativa que apoia empresas de diversos portes e segmentos, como Itaú Unibanco, AES Brasil, C&A, HP, Leão Alimentos e Bebidas, Embratec, Ambev, dentre outras, no processo de integração dos princípios e práticas de sustentabilidade na cultura organizacional e nas estratégias de negócio.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição