Comunicação Digital

Presença e atuação digital

21, 26, 28 e 30/JUN | Avançar

Presença e atuação digital

Instrutor: Marcelo Coutinho, Pollyana Ferrari, Rafael Kenski, Daniel Rimoli

+PROGRAMAÇÃO

Marketing de conteúdo | 3h
• Ambiente digital: desintermediação, hiperconectividade, múltiplas plataformas e informação em tempo real
• Criação e distribuição de conteúdos transmídia
• Usando conteúdo para atrair e envolver os públicos
• Relevância e conteúdos contagiantes
• Branded Content
• SEO - Search Engine Optimization
• Conteúdos para mobilidade
• Perfis de equipes 

Instrumentos de comunicação digital | 3h
• Sites corporativos
• blogs
• Redes sociais
• SAC 2.0
• Newsletter
• Aplicativos para dispositivos móveis
• Webinários
• E-books e papers
• Sala de imprensa virtual
• Comunidades online 

Planejamento e gestão da presença digital | 3h
• Objetivos e metas
• Diagnóstico da presença digital
• Mapeamento da atividade da concorrência
• Definição de públicos e profundidade do envolvimento
• Pesquisas
• Definição de plataformas, redes e ferramentas digitais
• Campanhas, conteúdos e linguagens
• Perfis de equipe
• Monitoramento e geração de novas ações
• Avaliação de resultados 

Mensuração, monitoramento e análise da audiência | 1h30
• Perfis da audiência
• Modelos de medição
• Principais métricas
• Audiência baseada em interações sociais digitais 

Economia da atenção | 1h30
• Consumo de mídia
• Participação das mídias digitais no panorama midiático brasileiro
• O excesso de informação e a escassez de atenção
• Economia de redes

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Marcelo Coutinho

Marcelo Coutinho

Marcelo Coutinho é diretor de Inteligência de Mercado para América Latina e EUA do Terra e professor de Estratégia e Comunicação na FGV.  Foi Diretor Executivo, Diretor de Análise de Mercado e Diretor de Marketing em empresas do Grupo Ibope, pesquisador visitante no Grupo de Tecnologia de Informação da Universidade Harvard, Diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), gerente de marketing e editor-assistente de Economia Internacional da Agência Estado. Realizou dezenas de apresentações sobre marketing e Internet em eventos nacionais e internacionais, incluindo o Festival de Publicidade de Cannes, e é autor de diversas publicações sobre o assunto, como os capítulos sobre o Brasil nas primeiras edições do Global Information Technology Report, publicado pelo World Economic Forum, além  dos primeiros estudos no Brasil sobre uso de redes sociais digitais na política e na pesquisa de mercado. Marcelo é doutor em Sociologia e bacharel em Publicidade pela Universidade de São Paulo, bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, integrante do Conselho Editorial da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep) e membro do Comitê Técnico de Mídia do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).


Pollyana Ferrari

Pollyana Ferrari

Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e consultora web em arquitetura da informação e mídias sociais. Há 25 anos atua no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 16 anos à internet. É professora da PUC-SP, PUC-RS, Aberje e FAAP nos cursos de pós-graduação em Comunicação. Autora dos livros "Jornalismo Digital", "Hipertexto, Hipermídia", "A força da mídia social" e “No tempo das telas”, além de 11 participações em livros sobre Comunicação.  Com a publicação da obra "Jornalismo Digital" (2003), torna-se uma referência no campo do jornalismo no suporte digital. A abrangência do seu estudo está presente em mais de 550 teses e artigos científicos, tornando-se bibliografia básica adotada nos cursos de Jornalismo e Publicidade no Brasil e em Portugal. 


Rafael Kenski

Rafael Kenski

Formado em Jornalismo (PUC-SP) e Ciências Sociais (USP), com mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pela London School of Economics (Reino Unido). Foi consultor de estratégia de marketing junto ao Studio Ideias, onde realizou projetos para empresas como Diageo, Itaú Unibanco, Sony e Nestlé. Também trabalhou na Editora Abril – como editor da Revista Superinteressante e redator-chefe de internet de 17 marcas – e na Editora Globo, como diretor do Estúdio Globo, a divisão de branded content e native ads da empresa. Além disso, é professor de gamification na Hivelab/ Escola de Inovação em Serviços.


Daniel Rimoli

Daniel Rimoli

Responsável pela Área Digital e Criação. Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP e em Administração de Empresas pela FGV, possui uma carreira consolidada, com 18 de atuação no mercado de internet no Brasil. Hoje, é também responsável pela gestão da unidade de Criação da agência e membro do núcleo de lideranças em digital do grupo Edelman, como representante da América Latina. Daniel é professor convidado do curso Digicorp da ECA/USP e já promoveu palestras em eventos da Mega Brasil, ABERJE, ABA, FAAP, ESPM, entre outros. Atua institucionalmente na evolução do mercado digital como membro do corpo diretivo da ABRADi gestão 2014-2016, como Diretor de Comunicação, e articulista do Meio & Mensagem durante eventos como o SXSW.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição