Autodesenvolvimento

Pontuação: como transformar seu texto

09/AGO | Aprender

Pontuação: como transformar seu texto

Instrutor: Beatriz de Cássia Mendes

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema

Saber pontuar é saber escrever. É fundamental, portanto, dirimir as dúvidas e dificuldades em relação ao uso dos sinais de pontuação nos textos de língua portuguesa. Seja ele um texto corporativo, um texto pessoal, jornalístico ou literário.

O autor americano Noah Lukeman afirma em seu livro A Arte da Pontuação que “é na pontuação que reside o caos ou a clareza do pensamento”. Diz também que “a pontuação é a música da língua”. Para Celso Pedro Luft, gramático brasileiro, “a pontuação em língua portuguesa obedece a critérios sintáticos, e não prosódicos”. Em outras palavras: não se deve pontuar “de ouvido”, é preciso conhecer a técnica.

Levando isso em consideração, e acreditando ser a pontuação ferramenta essencial para um texto claro, bem escrito, bem encadeado e bem ritmado, propomos um curso em que se exploram todos os sinais de pontuação, abrangendo também a vírgula e seus usos. Ao participante será apresentada a importância e a aplicação de cada sinal de pontuação no texto.

 

Objetivos do curso

Apresentar as aplicações específicas de cada sinal de pontuação em um texto;

Desenvolver a capacidade do participante de pontuar corretamente todo tipo de texto, principalmente em textos do ambiente organizacional;

Estimular o aprendizado sobre a importância da pontuação para o correto entendimento da mensagem;

Analisar diversos textos com pontuações diferentes, buscando, por meio de exercícios práticos, a que melhor reflete o entendimento do conteúdo pensado.

 

Programa do curso

Uma breve história da pontuação;

Sinais de pontuação:

         Seu papel no texto. Conceitos e exemplos;

Seus usos práticos (quando se usam parênteses, aspas, dois pontos, colchetes, ponto de interrogação, exclamação, ponto final, reticências, travessões, ponto e vírgula);

Vírgula: sua vital importância no texto e as diversas aplicações.

  

Benefícios para os participantes

O curso trará ao participante o entendimento da importância do uso dos sinais de pontuação e sua aplicação prática em todo texto que ele vier a produzir, tanto em seu ambiente corporativo como no seu dia a dia. Como resultado, um texto com cadência, ritmo e fácil de entender.

 

Metodologia

Aulas expositivas, com exemplos baseados em textos literários, corporativos e jornalísticos, conceitos teóricos e exercícios práticos em sala de aula.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Beatriz de Cássia Mendes

Beatriz de Cássia Mendes

Bia Mendes

Graduada em Letras Inglês Português – USP 

Beatriz possui mais de 20 anos no mercado da comunicação, em empresas como Grupo Abril e Editora Caras. Grande experiência em gestão de pessoas, de crise e de processos. Longa experiência em conteúdo e comunicação, edição e consultoria.

Editora-chefe da revista Aventuras na História, da Editora Caras durante quase dois anos, produzindo conteúdo off-line e digital, para o site, Instagram e Facebook da marca. Roteirista e apresentadora do programa Aventuras na História para Facebook e YouTube.  Consultora para o mercado de revistas, tratando do planejamento editorial ao treinamento de profissionais; palestrante e facilitadora de cursos sobre como escrever bem e corretamente em universidades e empresas em geral. Autora do Manual de Português da Editora Abril, publicado em 2012 no formato digital, e do livro infanto-juvenil sobre a língua portuguesa, Cuidado com o Coco, da Editora Panda Books.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição