Comunicação e Marketing, Mensuração, Planejamento estratégico de comunicação e marketing digital

Planejamento de Comunicação e Marketing Digital: da estratégia à mensuração de resultados

22, 23/NOV | Aprender

Planejamento de Comunicação e Marketing Digital: da estratégia à mensuração de resultados

Instrutor: Daniela Senador , Mila Paes Leme Marques

+PROGRAMAÇÃO

1) Introdução sobre a importância do tema

Execução eficaz de iniciativas de comunicação e marketing com otimização de recursos e mensuração de dados efetiva para atingir objetivos de negócio é resultado de um planejamento assertivo. A rapidez de atuação dos concorrentes, principalmente na área digital, e a necessidade de apresentação de números satisfatórios exige um planejamento bem fundamentado que articule simultaneamente objetivos, prazos, criatividade e budget disponível. Este curso apresenta aos participantes uma ferramenta prática para a realização de planejamento construída a partir de princípios de vários teóricos da área e que pode ser utilizada tanto para estratégias aprofundadas quanto para planejamentos rápidos, enxutos, porém, eficazes.

2) Objetivos do curso

  • Capacitar os participantes a realizar um planejamento de comunicação e marketing assertivo
  • Ensinar a conceber estratégias que sejam facilmente implementadas
  • Exercitar a articulação de objetivos de negócio, prazos, iniciativas de comunicação e marketing, e budget disponível

3) Programa do curso (temas principais que serão abordados)

Por que planejar? 

Conceitos básicos: fundamentos de comunicação e marketing, as teorias de Philip Kotler e Michal Porter, e sua aplicação para a comunicação e o marketing digital. Planejamento, execução econtrole: a importância de ter uma estratégia como ponto de partida para poder apresentar resultados concretos.

Como elaborar um planejamento de comunicação e marketing digital

Apresentação da Metodologia Soneto de Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing Digital© a partir de cases de empresas de vários segmentos. Exercício prático em grupo, realizado em sala de aula, baseado na Metodologia Soneto© para definição das linhas mestras de planejamento estratégico de comunicação marketing digital (tema a ser escolhido por cada um dos grupos).

Como ir da estratégia para o plano tático, garantindo uma boa gestão

O que levar em consideração na hora de executar a estratégia e partir para o plano tático. Como priorizar iniciativas tendo em vista três pilares: a sua importância, obudget a ser investido e o retorno esperado. A importância de uma boa gestão de projetos e de governança. Complementação e aprofundamento em sala do exercício de planejamento.

Como mensurar os resultados

Apresentação de conceitos básicos de mensuração a partir da Metodologia Soneto de Marketing Analytics©.Como utilizar ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, para obter dados relevantes para a elaboração de um relatório integrado de iniciativas de comunicação e marketing digital para tomada de decisão e revisão da estratégia inicial. 

4) Benefícios para os participantes

O curso permitirá que os participantes não apenas consigam apreender a importância de um planejamento estratégico de marketing e comunicação digital para a organização da qual fazem parte, mas também possam realizá-lo articulando objetivos de negócio, prazos, criatividade e budget disponível, de forma a justificarem as iniciativas que estão sendo colocadas em prática na sua área do ponto de vista conceitual e também com análise de dados.

5) A metodologia aplicada

O curso articula aulas expositivas nas quais são transmitidos conceitos teóricos e apresentados cases de mercado, com exercícios práticos realizados em sala com orientação do facilitador.

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+INSTRUTOR

Daniela Senador

Daniela Senador

Graduada e mestre em Comunicação pela ECA-USP, com MBA Executivo em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou para grandes agências liderando projetos de comunicação e marketing digital em instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais; foi consultora sênior da TerraForum Consultores - hoje Globant Brasil -; Gerente de Mídias Digitais da editora Cosac Naify, e professora convidada do Senac São Paulo e da Casa Educação. É sócia-diretora da Soneto, agência especializada em impulsionar negócios por meio de projetos de marketing, comunicação e inovação.


Mila Paes Leme Marques

Mila Paes Leme Marques

Em mais de dez anos, liderou mais de 100 projetos em grandes agências nacionais e internacionais de Comunicação, Marketing e Relações Públicas. Atuou com ênfase na área digital atendendo clientes dos mais diversos segmentos, como Ford, Peugeot, Even, Odebrecht, Accenture, Intel, HP, LG, Electrolux, McDonald’s, Coca-Cola, Walmart, Bayer, Allergan, Hospital Samaritano, Gol Linhas Aéreas, TAM Linhas Aéreas, Vale, Votorantim, Sebrae-SP, Instituto Ethos, entre outros. Foi repórter no jornal DCI – Diário do Comércio, Indústria & Serviços. É professora convidada de cursos de pós-graduação na Casa Educação. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Unesp.

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