Autodesenvolvimento, Pesquisa, avaliação e mensuração

Mensuração Sistêmica: como elaborar e trabalhar com Indicadores de Percepção e Imagem de Marcas integrados

31/OUT | Aprender

Mensuração Sistêmica: como elaborar e trabalhar com Indicadores de Percepção e Imagem de Marcas integrados

Instrutor: Cristina Panella

+PROGRAMAÇÃO

1)    Introdução sobre a importância do tema

A corrida por sistemas de mensuração na comunicação ganhou impulso no início desse século. Nos últimos 15 anos, a demanda crescente pela mensuração de resultados, impulsionada pelos valores envolvidos aliada `a profissionalização da área e à conscientização do peso dos stakeholders na imagem das empresas, propiciou a proliferação de medidas e índices que, na maior parte das vezes, concentram-se exclusivamente na avaliação e medição, reproduzindo uma clara ruptura entre o diagnóstico e a mensuração dos resultados.

Não resta dúvida que cabe ao profissional de comunicação corporativa medir. Porém, para desempenhar essa tarefa com propriedade é necessário ter uma visão sistêmica do processo, definir objetivos, conhecer o negócio, ser capaz de identificar o alcance e limites das diferentes técnicas que podem ser utilizadas, impedindo, assim, a dispersão tanto de esforços como de investimento.

2) Objetivos do curso

  1. Esboçar a situação da questão de indicadores e índices nas empresas hoje;
  2. Conduzir discussão sobre objetivos e metodologias atualmente utilizadas para a elaboração de indicadores e índices, apontando seus alcances e limites;
  3. Discutir como se estrutura um Sistema de avaliação e Mensuração de Resultados Sistêmico que, para além das ferramentas hoje utilizadas pelas empresas, proporcione uma efetiva visão qualitativa das ações desenvolvidas em direção aos públicos estratégicos, expressa, também em números;
  4. Apresentar e discutir KPIs integrado em um Sistema de Mensuração Sistêmico que permita acompanhar, monitorar, orientar e mensurar o posicionamento de imagem da marca entre seus stakeholders.

3)    Programa do curso (temas principais que serão abordados)

  • Formação da Imagem: componentes e mecânica
  • Pesquisas em Comunicação e Marketing: semelhanças e diferenças
  • Principais áreas de análise das marcas
  • O negócio, a especificidade das áreas corporativas e sua relação com a mensuração, a análise e apresentação
  • Engajamento do C-level

4) Benefícios para os participantes

Ao final do curso o participante deverá ter desmistificado a separação entre estratégia e técnica na área de mensuração de resultados e indicadores, compreendendo o alcance e limite das escolhas efetuadas. Espera-se, também, que o participante compreenda a importância do planejamento metodológico que deve fazer parte do planejamento de comunicação, com a inserção de metodologias de mensuração e desenvolvimento de indicadores na etapa inicial do planejamento. Simultaneamente, espera-se que tenha adquirido segurança para participar das discussões sobre o alcance e limites de cada metodologia proposta, e tenha conhecimento de técnicas e ferramentas para realizar a apresentação e discussão com o C-level de sua empresa.

5) A metodologia aplicada

O curso será ministrado de forma a intercalar exposição e discussão das temáticas, com estudos de caso e dinâmicas (grupos de trabalho)

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+INSTRUTOR

Cristina Panella

Cristina Panella

Cristina Panella é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, Mestre em Formação à Pesquisa (E.H.E.S.S.) e Mestre em Antropologia Social (Université René Descartes - Sorbonne). Tem carreira e experiência nacional e internacional nas áreas de Consultoria e Planejamento em Comunicação, tendo desenvolvido metodologias exclusivas para a pesquisa em comunicação, mercado e de opinião.

Dirige a Cristina Panella Planejamento e Pesquisa (www.cristinapanella.com.br), empresa de inteligência em planejamento e pesquisa, onde vem realizando expressivos trabalhos em Consultoria, Pesquisa e Mensuração de Resultados , particularmente na área de imagem e Reputação de empresas. Lançou, em fevereiro de 2017, a Go! Pesquisa para Pequenos Negócios (Go! Pequenos Negocios) start up dedicada à elaboração de estudos e pesquisas para PMEs, com custo diferenciado, acessível às pequenas e médias empresas).

É, também, colunista da ABERJE e professora convidada do GESTCORO (ECA-USP), além de palestrante em diferentes eventos na área.

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