Comunicação Digital, Comunicação e Marketing, Mensuração

Marketing Analytics: como mensurar resultados de marketing e comunicação

22, 23/MAI | Aprender

Marketing Analytics: como mensurar resultados de marketing e comunicação

Instrutor: Daniela Senador , Mila Paes Leme Marques

+PROGRAMAÇÃO

1) Introdução sobre a importância do tema

Cada vez mais pesquisas apontam que o marketing analytics, ou análise de resultados de marketing, é uma das mais fortes tendências para os próximos anos. Nunca se ouviu falar tanto em data driven marketing, big data e outros temas relacionados a mensuração. Este curso, utilizando metodologia própria da Soneto, capacita os participantes a usarem resultados de iniciativas de marketing e comunicação como base para otimização de investimentos e tomadas de decisões conscientes. 

2) Objetivos do curso

  • capacitar os participantes a coletarem, analisarem e utilizarem resultados de iniciativas de marketing e comunicação como base para identificar oportunidades e possíveis necessidades de correções de rota, otimizar investimentos tendo em vista as especificidades de negócio e tomar decisões conscientes;
  • articular conceitos, exemplos e experiências vivenciadas pelos participantes com o propósito de desenvolver competências como análise de dados, planejamento e gestão.

3) Programa do curso (temas principais que serão abordados)

Como definir KPIs (Key Performance Indicators)

Como definir os principais indicadores de performance (KPIs) tendo em vista os objetivos estratégicos de cada negócio – o que deve ser mensurado periodicamente para um acompanhamento eficaz das iniciativas de marketing e comunicação, que permita que as metas sejam alcançadas e superadas. 

Como coletar dados

Passo-a-passo para orientar o tagueamento de site ou e-commerce e a integração de dados de outras iniciativas de marketing, configuração e utilização do Google Analytics e outras ferramentas para acompanhamento consistente dos resultados e construção de dashboards e relatórios integrados. 

Como analisar resultados

Como analisar criteriosamente e de forma integrada os resultados de marketing e comunicação de uma organização, com foco nos KPIs definidos previamente e nas metas a serem alcançadas, cruzando dados e identificando padrões, desvios, oportunidades e riscos. 

Apresentação, decisão e ação

Orientação aos participantes para avaliar e compartilhar os resultados de marketing e comunicação na organização em que trabalham, aproveitando o entendimento do comportamento dos consumidores e da evolução de seus indicadores para a evolução do negócio.

4) Benefícios para os participantes

O curso permitirá que os participantes não apenas consigam apreender a importância do marketing analytics, mas também possam aplicá-lo na prática, articulando objetivos de marketing e comunicação e a realidade da organização, de forma a aproveitar todas as possibilidades da análise de dados para a evolução do negócio.

5) A metodologia aplicada

O curso articula aulas expositivas, baseadas na metodologia Soneto de marketing analytics, nas quais são transmitidos conceitos e apresentados exemplos, com exercícios práticos realizados em sala com orientação do facilitador.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Daniela Senador

Daniela Senador

Graduada e mestre em Comunicação pela ECA-USP, com MBA Executivo em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou para grandes agências liderando projetos de comunicação e marketing digital em instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais; foi consultora sênior da TerraForum Consultores - hoje Globant Brasil -; Gerente de Mídias Digitais da editora Cosac Naify, e professora convidada do Senac São Paulo e da Casa Educação. É sócia-diretora da Soneto, agência especializada em impulsionar negócios por meio de projetos de marketing, comunicação e inovação.


Mila Paes Leme Marques

Mila Paes Leme Marques

Em mais de dez anos, liderou mais de 100 projetos em grandes agências nacionais e internacionais de Comunicação, Marketing e Relações Públicas. Atuou com ênfase na área digital atendendo clientes dos mais diversos segmentos, como Ford, Peugeot, Even, Odebrecht, Accenture, Intel, HP, LG, Electrolux, McDonald’s, Coca-Cola, Walmart, Bayer, Allergan, Hospital Samaritano, Gol Linhas Aéreas, TAM Linhas Aéreas, Vale, Votorantim, Sebrae-SP, Instituto Ethos, entre outros. Foi repórter no jornal DCI – Diário do Comércio, Indústria & Serviços. É professora convidada de cursos de pós-graduação na Casa Educação. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Unesp.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição