Comunicação e Marketing, Liderança

Líder Comunicador: a Comunicação Face a Face como instrumento de engajamento de equipes e geração de resultado

21/JUN/2018 | Aprender

Líder Comunicador: a Comunicação Face a Face como instrumento de engajamento de equipes e geração de resultado

Instrutor: Bianca Rodrigues Moura Sgarboza

+PROGRAMAÇÃO

1)    Introdução sobre a importância do tema

 

A área de Comunicação exerce um papel fundamental nas organizações, contribuindo substancialmente para que as empresas atinjam seus objetivos de negócio e sua visão de futuro.

Atualmente os profissionais vivenciam, por meio das redes sociais, sites e aplicativos,

um mundo sem barreiras, em que podem se conectar com qualquer outro profissional ou com qualquer causa, podendo não somente informar-se, mas dar sua opinião, fazer parte de grandes movimentos, discutir globalmente diversos temas.

E, ao voltarem-se para o mundo corporativo, querem se sentir também participantes ativos dos processos, querem “ter voz” junto à alta direção. Cabe ao líder deste profissional, seu contato direto no dia a dia, com o apoio da área de Comunicação, atender suas expectativas de informação, complementando ou se antecipando às divulgações feitas pelos demais canais de comunicação, e estabelecendo um diálogo com sua equipe, “dando voz” aos seus liderados, abrindo um canal de comunicação direta para expressão de opiniões e esclarecimento de dúvidas.

Ao se conscientizarem do poder do diálogo com seus liderados e ao saberem como colocar a comunicação face a face e bidirecional em prática, líderes e executivos tornam-se muito mais assertivos e passam a gerir equipes mais produtivas e engajadas.

Com a liderança exercendo papel de protagonista na comunicação, num programa de comunicação face a face integrado à estratégia de comunicação da empresa, alinhado aos demais canais de comunicação interna, as equipes sentem-se valorizadas ao entenderem o propósito e a importância de suas atividades. Passam a ter "orgulho de pertencer” e confiam no líder que é transparente na comunicação. Ouvir os liderados é também um importante termômetro do clima organizacional, contribuindo com os programas de Gestão de Pessoas como um todo.

Em resumo, com a implantação da comunicação face a face, com a liderança preparada, empodeirada e sendo protagonista deste processo, a comunicação interna torna-se muito mais efetiva, potencializando os resultados da área de Comunicação da empresa. O funcionário terá mais informação, integração, formação, engajamento, produtividade, orgulho de pertencer, alinhamento com os objetivos organizacionais, conhecimento do negócio, foco no resultado e na excelência operacional.

Já a liderança, ao adotar a comunicação face a face como ferramenta de gestão, verá nas suas equipes melhora no clima organizacional, maior adesão à cultura e aos objetivos da empresa, adesão aos objetivos de excelência operacional, facilidade na implantação dos programas de Gestão de Pessoas, capacitação e desenvolvimento, aumento nos índices de retenção das equipes, facilidade na atração de talentos do mercado e foco em resultado.

 

2) Objetivos do curso

 

1. Disseminar as melhores práticas de Comunicação Interna, com ênfase na Comunicação face a Face, suas vantagens e desafios.

2. Promover atualização profissional para analistas e gestores de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos sobre o conceito e os usos da Comunicação Face a Face.

3. Preparar analistas e gestores de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos a implantarem e manterem programas de Comunicação Face a Face de maneira integrada à estratégia da organização e aos demais canais de comunicação existentes, informando sobre as vantagens do modelo, os desafios da implantação, como preparar e engajar o líder para atuar como comunicador, demonstrando as melhores práticas (implantação, manutenção e mensuração de resultados).

4. Preparar gestores de qualquer área de atuação a desempenharem seu papel de Líderes Comunicadores, adotando a Comunicação Face a Face como ferramenta de gestão para engajamento de equipes e obtenção de resultados, ao exercerem com técnica (preparo + empoderamento) o papel de comunicadores internos.

5. Desenvolver um olhar crítico para o tema da comunicação interna e suas tendências num mundo cada vez mais conectado, com profissionais em busca de propósito na vida pessoal e na carreira.

 

3) Programa do curso (temas principais que serão abordados)

 

Estratégia, processos e ferramentas atuais de Comunicação Face a Face são as principais abordagens do curso, destacando as vantagens do modelo de atuação como ferramenta de gestão do líder, a fim de obter maior engajamento de equipes, fortalecimento da cultura organizacional, melhoria no clima organizacional, alinhamento de objetivo e melhores resultados.

• O poder do diálogo nas empresas.

• Comunicação Face a Face como ferramenta de gestão para engajamento de equipes e obtenção de resultados.

• Líder Comunicador na prática: como estabelecer uma comunicação interativa, relacional, que conecta e derruba barreiras hierárquicas, que promove o diálogo e "dá voz" ao funcionário.

• O uso do Storytelling na comunicação face a face: técnicas para contar histórias e se

comunicar de forma eficiente e marcante.

Técnicas de coaching aplicadas à prática do Líder Comunicador para aprimorar a

comunicação interpessoal e gerar conexão com profissionais e equipes.

 

4) Benefícios para os participantes

 

Profissionais de Comunicação, Marketing e de Recursos Humanos sairão preparados a implantar ou dar continuidade a programas de comunicação face a face, entendendo suas vantagens para a empresa e o papel da área de Comunicação neste processo. Estarão aptos a planejar, preparar o Líder Comunicador e colocar em prática um programa bem estruturado, a dar o suporte necessário para a execução permanente da prática da comunicação face a face, a acompanhar e medir resultados, permitindo o aprimoramento permanente do modelo, além de correção de falhas.

Líderes de qualquer área de atuação interessados em participar, sairão preparados para exercerem seu papel de Líder Comunicador como parte ou não de um programa estruturado de Comunicação Face a Face na empresa onde atuam. Entenderão a importância da prática e terão suas habilidades de comunicação desenvolvidas pelas simulações práticas realizadas no curso. Terão ainda um olhar crítico sobre o tema, a fim de que possam contribuir substancialmente para a disseminação da prática em suas empresas, contagiando seus pares e alta direção com as vantagens da comunicação face a face.

 

5) A metodologia aplicada

 

O curso inclui exposições teóricas, simulações, dinâmicas em grupo, reflexões individuais e entrega de material de apoio para consulta posterior.

A programação mescla as aulas expositivas com atividades práticas, incluindo análises individuais e discussões em grupo, para contribuir com o debate e a fixação dos conceitos apresentados. Além disso, nas apresentações teóricas serão abordados exemplos de casos reais, referências de publicações especializadas e artigos de profissionais formadores de opinião e referências na área de Comunicação e Gestão Empresarial. 

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Bianca Rodrigues Moura Sgarboza

Bianca Rodrigues Moura Sgarboza

Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Unimep, tem pós-graduação em Jornalismo Científico pela Unicamp e em Gestão Empresarial pela FIA/USP, além de MBA pelo Insper. Atualmente está se especializando também em ferramentas de coaching e inicia seu Mestrado em Linguística, como aluno especial, na linha de pesquisa de Análise do Discurso, pela Unesp/Ibilce. Atuou por mais de 20 anos como executiva de Comunicação e Marketing nos segmentos de saúde, varejo automotivo, serviços financeiros, indústria automobilística, comércio, educação, cooperativa e instituto de pesquisa, passando por empresas como Rodobens e Unimed do Brasil. É sócia-fundadora da Bamboo Consultoria em Comunicação, especializada em Comunicação Empresarial e Gestão de Reputação e Marcas, com foco em estratégia, planejamento e implantação de soluções de comunicação em empresas, oferecendo ainda treinamentos para lideranças e emprerendedores e coaching em comunicação para executivos.

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