Crises

CONFIRMADO! - Gestão de riscos e crises corporativas

06/ABR | Aplicar

CONFIRMADO! - Gestão de riscos e crises corporativas

Instrutor: João José Forni

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema 

O cenário atual exige cada vez mais transparência e clareza de propósito dos gestores. As decisões, principalmente em momentos de crise, requerem rapidez e discernimento. Diga-se, aliás, que as crises em geral nunca deixam de ter uma alta visibilidade, oferecendo-se ao escrutínio público, já que os meios de difusão não se limitam à mídia tradicional. É evidente que, nas organizações, ao considerarmos os componentes de um ambiente crítico ou problemático, precisamos nos conscientizar a respeito da necessidade de inserirmos a gestão de crises dentro do planejamento estratégico e do plano de comunicação. 

Objetivos do curso

Apresentar a dinâmica das crises (gênese, origem, maiores incidências, causas, consequências).

  1. Instruir sobre a importância de se preservar a reputação e a imagem das organizações, como o mais importante ativo das instituições e das pessoas.
  2. Enfatizar a importância da prevenção, da gestão de risco e da análise das vulnerabilidades como uma forma de evitar crises.
  3. Esclarecer as funções do gestor, do comitê de crise e da comunicação na gestão de crises, procurando estabelecer a importância da tomada de decisões durante a ocorrência de crises graves.
  4. Destacar ações efetivas de relacionamento com a mídia no contexto da ocorrência de crises graves.
  5. Sublinhar certos elementos-chave, aqueles que são determinantes para o sucesso ou o fracasso da gestão de crises.
  6. A partir de cases de crise e das soluções apresentadas, realçar erros e acertos.
  7. Evidenciar a necessidade de transparência, considerando os novos instrumentos de tecnologia e controle da sociedade.
  8. Ampliar a percepção de que as redes sociais se tornaram uma nova ameaça à reputação de pessoas e instituições.

Programa do curso 

  • Conceito, características e natureza das crises
  • Reputação e imagem: como a opinião pública percebe as crises
  • A origem das crises e as crises mais comuns
  • Análise de cases emblemáticos de crise no mundo e no Brasil 
  • Elementos-chave na gestão de crises
  • Medidas de prevenção: riscos e vulnerabilidades
  • O papel do gestor, do comitê de crise e da comunicação
  • Comportamento do público, dos clientes e da mídia durante a crise
  • A relação com a imprensa e o controle da mídia
  • Como as organizações públicas devem se posicionar nas crises (porta-voz, interlocutores, entrevistas)
  • Auditoria de crises
  • A sociedade vigiada: novas tecnologias, redes sociais e as ameaças à reputação 

Benefícios para os participantes

O curso destina-se tanto a profissionais de Comunicação quanto a diretores, gerentes e assessores sêniors de empresas públicas e privadas. Além de proporcionar um embasamento teórico, apresentando os princípios fundamentais da gestão de crises, permitirá ao participante se capacitar para a identificação de situações críticas, com o acompanhamento e a discussão sobre as diversas fases do processo de gestão de riscos e de gestão de crises. 
 
Diante do cenário atual de evidente protagonismo das redes sociais no escrutínio público das pessoas ou organizações, o participante poderá entender a importância de ações proativas e ágeis no monitoramento e resposta das crises que poderão ser maximizadas pela Internet ou pelas mídias sociais. O curso permite motivar os participantes para inserir na pauta da organização o tema “Gestão de Crises”, incluindo a organização de equipes e do comitê de crise, e sugerir estratégias que poderão ser seguidas para a organização ter o controle das ações no caso de eventos negativos. 

Metodologia 

Aula expositiva, com a apresentação dos principais tópicos sobre o assunto, incluindo a exposição de cases ocorridos no Brasil e no exterior e a análise de suas soluções. Discussão dos temas, com vídeos, exercícios práticos e simulações.

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+INSTRUTOR

João José Forni

João José Forni

João José Forni é formado em Letras e Jornalismo. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou MBA em Gestão Estratégica pela USP. Foi gerente de comunicação do Banco do Brasil por vários anos, Superintendente de Comunicação e Diretor Comercial da Infraero; também foi assistente da direção do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília-UniCeub. É professor de cursos de pós-graduação em Comunicação Pública em Brasília, Belém e Juiz de Fora. Tem vasta experiência no relacionamento com a imprensa, com foco na gestão de crise. É Consultor de Comunicação e há mais de dez anos atua em cursos de Media Training. Ministra também cursos de Gestão de Crises e Comunicação. Já participou como palestrante, mediador e instrutor de mais de 350 cursos e eventos de comunicação. Tem vários artigos, capítulos de livros e entrevistas publicados. Em 2010 e 2011 participou de cursos de Crises Management, em Londres, Inglaterra. É editor do site www.comunicacaoecrise.com, especializado em gestão de crises e comunicação, e autor do livro Gestão de Crises e Comunicação - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar Crises Corporativas, lançado pela Editora Atlas em agosto de 2013.

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