Comunicação Digital, Crises

Gestão de Crises nas Redes Sociais

15/JUN | Aprender

Gestão de Crises nas Redes Sociais

Instrutor: Stefan Ligocki

+PROGRAMAÇÃO

1)      Introdução sobre a importância do tema

Na era das redes sociais, da conexão total e das fake news, qualquer pessoa com um smartphone na mão tem o poder de publicar algo polêmico que rapidamente pode se transformar em uma grave crise de imagem para uma marca/empresa. Nesse contexto no qual todo mundo é mídia, as empresas precisam aprender como fortalecer sua reputação e como reagir com agilidade em situações de dificuldade.

2)      Objetivos do curso

Neste curso, os participantes irão:

- Conhecer técnicas e ferramentas para construir e fortalecer a reputação de uma marca/empresa;

- Saber como gerenciar riscos que podem gerar graves danos à imagem e à reputação de uma marca/empresa;

- Aprender técnicas e ferramentas para proteger a marca/empresa principalmente nas redes sociais e na internet em situações de crise.

3)      Programa do curso (temas principais que serão abordados)

- Bem-vindo à Era da Gestão de Crises 4.0: redes sociais, conexão total, fake news e um consumidor que virou mídia;

- Afinal, o que é uma crise?

- Alinhamento de conceitos: identidade, imagem e reputação;

- Como construir e fortalecer a reputação da sua marca/empresa na era digital;

- A importância de ter um Time de Crise e um Manual de Gestão de Crises;

- Gerenciamento de riscos: como identificar o foco do incêndio antes mesmo que ele comece;

- Treinamento de colaboradores e cultura da experiência: por que eles são tão importantes para evitar crises;

- Como responder mensagens nas redes sociais de forma adequada;

- Comportamento de executivos nas redes sociais: como treiná-los para não comprometer a imagem da empresa;

- Preparação de porta-vozes: quando a crise precisa de um rosto;

- Deu tudo errado e a crise começou: como reagir rapidamente e reduzir danos à reputação da marca/empresa no meio digital;

- Como preparar mensagens-chave para públicos internos e externos;

- Como usar as redes sociais e as ferramentas digitais (e-mail, WhatsApp, vídeos, lives..), os canais de comunicação e a imprensa para estancar a crise;

- Quando é hora de colocar líderes e porta-vozes na linha de frente;

- Mensuração de resultados e avaliação do impacto da crise;

- Pós-crise: como desenvolver ações de reconstrução de reputação e/ou reposicionamento da imagem da marca/empresa no mercado;

- Encerramento.

4)      Benefícios para os participantes

Capacitar o participante a usar técnicas e ferramentas de gestão de riscos e crises de imagem no ambiente digital para que sua marca/empresa tenha condições de superar momentos de dificuldade.

5)      A metodologia aplicada

Aula expositiva, estudos de casos de sucesso e de fracasso de gestão de crises de imagem, exibição de vídeos e realização de dinâmicas de grupo (exercícios para aplicação dos conceitos apresentados no curso).

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+INSTRUTOR

Stefan Ligocki

Stefan Ligocki

Jornalista pela PUC-RS, é pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e especialista em Marketing Estratégico pela ESPM-Sul. Em 18 anos de carreira, atuou como executivo e consultor de empresas desenvolvendo projetos de marketing e comunicação corporativa para marcas relevantes como Wal-Mart, Grupo Hospitalar Mãe de Deus, Vonpar, Hospital Moinhos de Vento e Grupo RBS, entre outras. Também foi repórter, editor, colunista e blogueiro dos jornais Zero Hora e Pioneiro, do Grupo RBS, além de apresentador de rádio e TV. Atuou também nos grupos de comunicação Abril, Record e Amanhã. Hoje lidera a KEEP CALM – Marketing Estratégico, empresa de consultoria, assessoria e capacitação em estratégia de marketing, e é palestrante e instrutor de cursos de marketing de conteúdo, estratégia de marketing, personal branding (gestão estratégica da marca pessoal) e gestão de reputação.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

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