Ética, Sustentabilidade e RSC

Consumo colaborativo e economia compartilhada: o papel da nova economia para um planeta sustentável

05/JUL | Aprender

Consumo colaborativo e economia compartilhada: o papel da nova economia para um planeta sustentável

Instrutor: Chirles Virgínia A de Oliveira

+PROGRAMAÇÃO

1)    Introdução sobre a importância do tema

O movimento da economia para transição está ganhando força e há economistas renomados ajudando a construir essa nova forma de estar no mundo, acreditando numa forma não ortodoxa do capitalismo. Tem se falado até em capitalismo consciente, em movimento da simplicidade voluntária, do menos é mais como Slow Beauty, Slow Food, Slow Market, em negócios sociais, economia compartilhada, criativa, dentre outros.

O homem, como ator social e responsável por suas escolhas, pode optar por viver uma vida na simplicidade elegante, como propõe Satish Kumar, editor da revista Resurgence, fundador e diretor do Schumacher College. Ele defende uma mudança baseada no movimento para transição, que defende o empoderamento das pessoas, que podem se sentir responsáveis por transformar suas vidas, as cidades, a sociedade como um todo, sem depender, exclusivamente, das mudanças propostas por governos e empresas.

Sem uma mudança de visão, de hábitos, de estilo de vida não haverá a transformação urgente para os nossos dias. Conforme afirma Harding (2008, p. 284), já ficou comprovado que “o crescimento não conseguiu nos fazer mais felizes e está degradando o mundo mais que humano do qual somos completamente dependentes.” 

Estamos diante de um dilema contemporâneo  – “quebrar o sistema ou destruir o planeta” ? A Economia para transição apresentada no curso vai demonstrar alguns desses movimentos que nos farão refletir sobre o nosso papel nesse momento de transição, e como responder a perguntas como: como será essa transição? Qual o papel de cada um nesse processo? Como nos relacionaremos com os recursos – sociais, culturais e ambientais ? Exploraremos estas e outras perguntas além de conhecer esta nova economia na prática, mostrando casos de sucesso.

2) Objetivos do curso

1. Contextualizar e compreender a relação das empresas com a sustentabilidade e com a economia para transição, seus impactos e perspectivas para o futuro;   

2. Demonstrar como é possível essa transformação de cultura, de forma positiva e competitiva, a partir da construção do propósito das organizações e de uma liderança diferenciada, que deseja deixar seu legado no mundo;

3. Abordar o fator felicidade como um valor e diferencial competitivo;

4. Apresentar casos de empreendedores sociais e de empresas inovadoras, que estão contribuindo para o movimento da transição e para a sustentabilidade da vida no planeta.

3) Programa do curso (temas principais que serão abordados)

  • Contextualização e discussão dos grandes temas: economia para transição, sustentabilidade, sociedade de consumo, felicidade, PIB X FIB (Felicidade Interna Bruta);
  • Como as empresas e seus líderes estão inovando para uma gestão inspiradora e com propósito;
  • Construção de uma rede para o engajamento. Qual é o papel de cada um?
  • Oficina de propósito: como reposicionar uma marca a partir de propósitos e valores baseados na economia para transição e felicidade?

4) Benefícios para os participantes

O participante desenvolverá um olhar mais reflexivo e crítico sobre a discussão urgente da sustentabilidade, entendendo os desafios para a sociedade contemporânea e para as organizações.

Também aprofundará sua percepção sobre os movimentos emergentes dessa nova economia, que é capaz de gerar valor e responder de forma positiva e competitiva a demanda por uma economia mais criativa, colaborativa, resiliente e sustentável.

O participante ampliará sua consciência sobre a felicidade e como esse valor pode trazer maior significado e mudanças internas e externas na vida.

5) A metodologia aplicada

Aula expositiva com troca de experiência, exposição de casos, recomendação bibliográfica, oficina de propósito  e engajamento.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Chirles Virgínia A de Oliveira

Chirles Virgínia A de Oliveira

Sou Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, Pós-Graduada em Marketing e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, formada em Jornalismo pela UFRN. Estou participando do Certificado em Ciências Holísticas e Economia para Transição, pela Schumacher College Brasil, pois minha linda de pesquisa caminha pela interdisciplinaridade da Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Comunicação Corporativa e agora Ciências Holísticas. Em março de 2015, lancei o blog Felicidade Sustentável, que abrange temas como sustentabilidade, consumo consciente, felicidade e vida saudável.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição