Temas Transversais

Comunicação no Agronegócio

09, 10/JUN | Aprender

Comunicação no Agronegócio

Instrutor: Marlene Marchiori, Gilceana Soares Moreira Galerani

+PROGRAMAÇÃO

1)    Introdução sobre a importância do tema

O agronegócio – segmento que reúne a produtividade da cadeia agropecuária – representa 25% do PIB brasileiro e 4% do mundial. No topo da lista dos setores mais produtivos, o agronegócio cresceu 20,6% nos últimos anos e tem uma projeção de 40% de crescimento para 2020.

A Comunicação no Agronegócio é uma exigência do mundo contemporâneo. É fundamental estar à frente do tempo, antecipando fatos, orientando relacionamentos, criando e estimulando agendas que possibilitem as organizações atuarem em esferas integradas. É fundamental crescer em confiança e credibilidade para que as organizações que atuam no Agro sejam reconhecidas e referenciadas pela sociedade. Essa estratégia pode contribuir sobremaneira para que o Agro obtenha apoio e incentivos para atender à forte demanda que o setor recebe, especialmente no Brasil.

2) Objetivos do curso

a)    Oferecer visão integrada da comunicação no agro e suas exigências

b)    Compreender o significado do valor da comunicação no agronegócio

c)    Compartilhar experiências e desenvolver projetos específicos durante o Curso

3)    Programa do curso 

Desmistificando o conceito de Agronegócio e ampliando olhar para o bem-estar da sociedade.

A Comunicação no Agro.

Dinâmicas interacionais no campo do agronegócio, expandindo relacionamentos.

Empreendedorismo e organizações associativas.

A era do desenvolvimento sustentável no agronegócio: intensificação sustentável.

Ampliando as relações do agro com o público urbano.

Estudos de Caso: analisando experiências nacionais e internacionais.

Materializando estratégias.

Desenvolvimento de projetos de acordo com os grandes temas: agricultura, floresta, pecuária.

 

Convidados Especiais: 

 

Empreendedorismo e organizações associativas

“Os desafios da comunicação no agronegócio: como trabalhar temas transversais que impactam todas as cadeias produtivas do agro”

Gislaine Balbinoti, gerente de comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG

João Adrien, diretor da Sociedade Rural Brasileira – SRB

 

Ampliando as relações do agro com o público urbano

“Relato Caso: Embaixadores da Ciência Viva”

Marilene Iamauti, diretora de Assuntos Corporativos da DOW Agrosciences

 

Dinâmicas interacionais no campo do agronegócio: expandindo relacionamentos

“A era do desenvolvimento sustentável no agronegócio: intensificação sustentável”

Valter Brunner, diretor de Comunicação da Syngenta América Latina

 

4) Benefícios para os participantes

A Comunicação no Agronegócio é um imperativo e os profissionais que atuam nesse campo devem estimular o desenvolvimento da proximidade, para crescimento integrado e um esforço coletivo no sentido de construir uma nova história para o Brasil e para o mundo. Uma história que apresente o Brasil como grande produtor na ótica da agricultura sustentável, capaz de contribuir elevadamente para as exigências alimentares e nutricionais que se apresentam ao mundo em face do sensível crescimento populacional previsto para as próximas décadas. Esse Curso propõe reunir profissionais que atuam no agronegócio para dialogar e compartilhar experiências que evidenciem um novo paradigma de comunicação, de interação. Em diferentes fontes de consulta nota-se a exigência acentuada da comunicação, pela sua natureza de conteúdo e de processos, que podem intensificar o desenvolvimento sustentável no agronegócio ao expandir relações. Segundo Mauricio Lopes, presidente da Embrapa, o consumidor não quer receber mercadorias, mas receber valor. Isso exige transformar a comunicação em valor sendo um dos maiores desafios desse campo comunicar para a sociedade os avanços do agronegócio no Brasil. Esse Curso propõe discutir os possíveis avanços na essência.

5) A metodologia aplicada

Exposição dialogada, dinâmicas em grupo, discussão de casos, proposição de estratégias comunicação no Agro, debatendo e interagindo com os participantes.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Marlene Marchiori

Palestrante nos temas comunicação interna, relacionamento entre lideres e liderados, empreendedorismo e comunicação estratégica, estratégia como pratica, cultura organizacional, relações entre comunicação e organização, espiritualidade no trabalho.

Pós-doutorado em comunicação organizacional. Doutora em Ciências da Comunicação. Graduação em Comunicação e Administração de Empresas.

Gestora de comunicação com experiência em organizações por mais de 15  anos. Consultora nos campos da comunicação, estratégia e cultura para organizações.

Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1982. Professora de Cursos de Pós-graduação em diferentes instituições acadêmicas e na ABERJE

Autora de livros e artigos em diversos periódicos, tendo publicado a Coleção Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional com 10 volumes pela Difusão Editora e SENAC RJ


Gilceana Soares Moreira Galerani

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Autora do livro “Avaliação em Comunicação Organizacional” (2006), resultado do mestrado obtido sob orientação da Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch. Analista da Embrapa desde 1989, onde atuou como supervisora de Comunicação Empresarial na Unidade Embrapa Soja, em Londrina-PR, coordenadora de Comunicação Interna e assessora da Diretoria-Executiva na sede da Empresa, em Brasília-DF. Atualmente, é chefe da Secretaria de Comunicação – Secom da Embrapa, atuando em Brasília-DF.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição