Identidade, Reputação e Imagem

Comunicação em Programas de Ética e Compliance

10/MAI | Aprender

Comunicação em Programas de Ética e Compliance

Instrutor: Agatha Camargo Paraventi

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema

Demandas organizacionais em ética, compliance e integridade intensificaram-se no Brasil nos últimos dois anos por aspectos legais (aprovação e regulamentação da Lei anticorrupção) e necessidade de gestão dos riscos operacionais e reputacionais em um contexto cada vez maior de exposição das atitudes das empresas. A disseminação e cumprimento dos códigos de ética e políticas enfrenta a complexidade da diversidade moral, eticidade limitada, aspectos da cultura brasileira e principalmente da própria cultura organizacional. Torna-se fundamental a compreensão por parte dos comunicadores e gestores de integridade do processo que leva funcionários a transgressões, para que sejam construídas estratégias eficazes que possam minimizar o triângulo PRESSÃO – OPORTUNIDADE – JUSTIFICATIVA (CRESSEY, 1973, p. 30) que acontece diariamente nas organizações e prejudica os indicadores financeiros, operacionais e de confiança.

Objetivos do curso

  1. Capacitar o profissional a compreender os processos de decisão humana que envolve as transgressões que ocorrem nas empresas para agir estrategicamente com mecanismos de estruturação, sensibilização, capacitação e monitoramento.
  2. Apresentar os processos tradicionais dos programas de integridade, compliance e ética, com as finalidades e papel estratégico da comunicação em cada uma delas.
  3. Desenvolver o pensamento crítico e estratégico do profissional na leitura de cenários culturais das organizações e planejamento eficaz de processos de comunicação na busca da integridade das empresas.


Programa do curso

  • Panorama organizacional brasileiro em ética e compliance.
  • O cenário legal e a Lei Anticorrupção.
  • O cenário de certificações/prêmios/selos.
  • Os programas de ética e compliance - as fases, os processos, as abordagens. Consideração das áreas relacionadas: gestão de riscos, governança corporativa, sustentabilidade, jurídico.
  • O processo do comportamento moral nas organizações. Triângulo da fraude, Eticidade limitada, cultura nacional e cultura organizacional. As influências para o desenvolvimento da ética e compliance.
  • Ethics Score das organizações: legitimidade e responsabilidade histórica da organização.
  • Códigos de ética organizacional e subcódigos: processos de construção, compartilhamento e revisão.
  • Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética organizacional: atenção e impacto para questões culturais, engajamento de alta liderança, narrativas, diálogo, clareza e objetividade.
  • Papel da comunicação em cada fase dos programas de ética e compliance. O planejamento e a definição de responsabilidade entre as áreas. Engajamento de alta liderança. Diálogo e engajamento de stakeholders. Definição de políticas e do código de ética/conduta/compliance. Engajamento de média e baixa liderança. Treinamento, atualizações e integração de novos funcionários. Discussões e processo de significação. Estratégias para canais de denúncia, aconselhamento e ouvidoria. Gestão e aplicação. Mensuração de resultados e manutenção.
  • Indicadores de resultado dos programas de ética e compliance.
  • Manutenção do programa de ética e compliance: o compartilhamento de resultados e as estratégias para a continuidade do diálogo.


Benefícios para os participantes

O curso oferece ao participante um conhecimento das estruturas, motivações e finalidades organizacionais em programas de ética e compliance, visando capacitá-lo para a identificação das melhores estratégias de comunicação. O participante refletirá sobre as teorias de comunicação, comportamento humano e cultura organizacional que influenciam decisivamente tais programas.

Metodologia

Aulas expositivas, com utilização de vídeos, apresentação de cases e promoção de debates.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Agatha Camargo Paraventi

Agatha Camargo Paraventi

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Pós-Graduada em Comunicação Organizacional pela ECA/USP; Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou por 11 anos no mercado corporativo, nas áreas de Marketing, Relações com Imprensa, Comunicação Interna, Relações com Consumidor e Relações com Fornecedores. Docente na Faculdade Cásper Líbero e nos cursos de Pós-Graduação MBA Aberje e Gestcorp - ECA/USP. Coautora do livro “Relações Públicas Estratégicas”.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

  

Ficha de inscrição