Autodesenvolvimento

Comunicação Assertiva

06/JUN/2018 | Aprender

Comunicação Assertiva

Instrutor: Vivian Cristina Rio Stella

+PROGRAMAÇÃO

1)      Introdução sobre a importância do tema

Compor e engajar equipes, lidar com diferentes expectativas e perfis, gerenciar conflitos são alguns dos desafios dos profissionais de diferentes áreas que atuam como líderes. E, muitas vezes, a principal causa do não cumprimento de metas pode ser a falta de habilidade do próprio líder em gerenciar pessoas. Por isso, nesse curso, serão propostas reflexões e atividades para aprimorar essa habilidade. Vale ressaltar que não há uma única forma de lidar com as mais diferentes equipes e situações, mas serão discutidas boas práticas adaptáveis aos mais distintos contextos.

2)      Objetivos do curso

Capacitar os participantes a atuar como líder coach e a se comunicar de forma assertiva.

Habilitar os participantes a gerenciar conflitos por meio de atitudes e habilidades de influência e comunicação.

Estimular os participantes a aprimorar sua percepção, empatia e escuta ativa.

3)      Programa do curso (temas principais que serão abordados)

  • Macrotendências da liderança do futuro
  • Formação de equipe
    • Diferentes estilos comunicativos (Jung)
    • Papel do feedback na gestão de equipe
    • Definição de critérios de avaliação de desempenho e alinhamento de expectativa
  • O líder comunicador: quem é ele e como age
    • Assertividade
    • Escuta ativa
  • Habilidades comunicativas:
    • Golden Circle da comunicação
    • Princípios de eficácia da mensagem: clareza, concisão, adequação, ordenação, relevância e concisão;
    • Recursos verbais e não verbais que favorecem a comunicação

4)      Benefícios para os participantes

Desenvolver e/ou aprimorar competências comunicativas para estabelecer melhores relações interpessoais, para gerenciar pessoas e processos e para minimizar conflitos. 

Aumentar a credibilidade e efetividade da organização graças a uma comunicação assertiva e voltada para a resolução de conflitos e para o bom clima organizacional.

5)      A metodologia aplicada

Exposição oral dialogada, estudo de caso, simulação, análise e discussão a partir de cenas de filmes.

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+INSTRUTOR

Vivian Cristina Rio Stella

Vivian Cristina Rio Stella

Graduada e Doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutoranda na PUC-SP e e membro do grupo Atelier: Linguagem e Interação no Trabalho. Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching e professora de cursos de extensão da Unicamp e workshops na Aberje, na Casa do Saber, na Atingire e na Integração Escola de Negócios. Professora de cursos de graduação na Unianchieta. É coach (Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching) e instrutora de treinamentos empresariais, nas áreas de Autoconhecimento, Comunicação, Liderança e Educação de Adultos, tendo atuado em empresas como: 3M, Alcoa, Astra, Banco Itaú-Unibanco, Biolab, CBC, Deloitte, Elektro, Embraer, Grupo CPFL, IESS, Laboratórios Abbott, Mahle, Morotola, Natura Cosméticos, Nestlé, Nokia Siemens, Novartis Biociências, Premier Pet, Power-Alstom, RSA Seguros, Sertrading, Syngenta, Villares Metals e Volkswagen. 

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