Pesquisa, avaliação e mensuração

Como identificar e estabelecer indicadores de desempenho em Comunicação

28/JUL | Aprender

Como identificar e estabelecer indicadores de desempenho em Comunicação

Instrutor: Suzel Figueiredo

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema 

A gestão da comunicação nas organizações contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais são os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação. É fundamental que ele tenha uma base teórica de excelência para escolher a melhor metodologia de mensuração dos resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação. 

Objetivos do curso

  1. Contextualizar a mensuração de resultados de comunicação.
  2. Discutir possibilidades de avaliação das ações de comunicação.
  3. Capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas/mensuração.
  4. Construir um modelo de questionário de avaliação.
  5. Simular mensuração de comunicação interna, comunicação de projetos de sustentabilidade e resultados de mídia.

Programa do curso 

  • Conceitos básicos de mensuração
  • A importância do planejamento
  • Métodos de abordagem para coleta de dados
  • Definição de performance por tipo de indicador
  • Modelos de mensuração
  • Efetividade, eficiência e eficácia
  • Análise dos resultados
  • ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo
  • Como medir um projeto de responsabilidade social
  • Como medir ações de comunicação interna
  • Como medir resultado de mídia 

 

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Suzel Figueiredo

Suzel Figueiredo

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Pós-graduada em pesquisa pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing Bacharel em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado - Faap. Durante oito anos foi professora de pesquisa da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado. É professora no MBA e nos cursos de pesquisa da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Diretora da Ideafix Pesquisas Corporativas, empresa especializada em pesquisa de comunicação. Diretora do Databerje - Instituto Aberje de Pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Coautora dos livros Comunicação Interna - A força das empresas, volumes 1, 2 e 3, editado pela Aberje Editorial. Organizadora do Dicionário de Mensuração e Relações Públicas, publicado pelo Databerje. Conselheira da Associação Brasileira de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia – ASBPM.

 

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição