Autodesenvolvimento, Comunicação Digital, Relacionamento com a Mídia

Como gerar conteúdo relevante para a imprensa e virar notícia na era digital

08/DEZ | Aprender

Como gerar conteúdo relevante para a imprensa e virar notícia na era digital

Instrutor: Luís Humberto Rocha Carrijo

+PROGRAMAÇÃO

Descrição do curso: 

O curso “Como gerar conteúdo relevante para a imprensa e virar notícia na era digital”, tem o propósito de aprimorar comunicadores, lideranças e porta-vozes a intensificar a presença das organizações nos órgãos de comunicação de forma contínua, positiva e com qualidade. Estar na imprensa é construir percepções nos públicos de interesse para conquistar mercados e ampliar campos de influência nas instâncias de poder. É onde ainda se dá uma das mais estratégicas e ferozes batalhas no campo social em busca do reconhecimento social e da legitimação.

O curso foi gerado na USP, a partir de monografia elaborada na pós-graduação de Comunicação Empresarial do Gestcorp-ECA. A partir de referências teóricas e de entrevistas com especialistas em comunicação e jornalistas brasileiros, foram desenvolvidas abordagens de persuasão no discurso organizacional junto aos jornalistas das grandes redações - técnicas que são aplicadas nos textos noticiosos, no discurso com os jornalistas e no gerenciamento dos conteúdos e eventos das empresas e das instituições. 

 

Público de interesse: 

  • Profissionais de comunicação
  • Estudantes de jornalismo e relações públicas
  • Gestores de outras áreas que geram conteúdo organizacional
  • Lideranças como executivos, políticos, agentes públicos, dirigentes de classe e profissionais liberais

 

Descritivo do Conteúdo:

  • Apresentação do treinamento e entrega de material didático.
  • Módulo 1 – TODA ORGANIZAÇÃO É UMA MÍDIA - A importância estratégica das organizações em estar na imprensa para gerar negócios e confiança e fazer prevalecer seus pontos de vista e valores nos públicos estratégicos.
  • Módulo 2 – A IMPRENSA NA ERA DIGITAL - Cenário global da cadeia midiática. As mudanças na forma de se consumir, produzir e gerar notícia. O imediatismo e as (novas) características da notícia, a informação em tempo real e as transformações pelas quais passam os órgãos de imprensa na era da notícia urgente.
  • Módulo 3 – O QUE O PÚBLICO QUER? Os desafios da imprensa e dos comunicadores em atrair o interesse da audiência. A cultura do clique em detrimento da relevância do assunto, a instantaneidade da notícia e o excesso de consumo de conteúdos conferiram importância a temas que sejam atraentes e interessantes, obrigando a indústria da notícia e os comunicadores a se adequarem a essas transformações.
  • Módulo 4 – O PODER DA IMPRENSA – Apesar da quebra do monopólio da informação com a consolidação das redes sociais, blogs e sites de notícia, a imprensa clássica continua exercendo influência sobre as esferas de poder, sobre líderes de opinião e de mercado, moldando opiniões e definindo o assunto que será debatido pelas pessoas e como a sociedade deve pensar.
  • Módulo 5 – A IMPRENSA COMO EMPRESA – Entender como funciona a lógica empresarial da indústria da notícia, os modelos de negócio e soluções para sobreviver num mercado incerto, os cortes profundos de custo com demissões de profissionais; como isso impacta a qualidade da noticia e como se apresenta como oportunidades para as organizações.
  • Módulo 6 – O 5º PODER - O5º Poder, as organizações, lideranças e porta-vozes por trás das notícias. Apresentar os motivos pelos quais as fontes de informação e os comunicadores estão numa posição de vantagem na construção a agenda noticiosa e como os jornalistas das redações estão cada vez mais dependentes desses players. Como aproveitar o contexto favorável em benefício das organizações, furar o bloqueio da imprensa e vencer a batalha das versões.
  • Módulo 7 – CONTRUINDO BOAS HISTÓRIAS - Conceitos sobre como conduzir de maneira persuasiva a sugestão de pauta junto às redações, por meio do subsídio de informações qualificadas, enquadramento do conteúdo, da contextualização da narrativa e do bom uso da informação exclusiva. Os fundamentos de uma boa sugestão de pauta. Como identificar e aplicar esses princípios para gerar conteúdo de interesse das redações. Abordaremos também o tratamento adequado ao texto do discurso e à linguagem, o melhor meio para comunicação com as redações e a importância do relacionamento com a imprensa, como forma de aproximar e fortalecer vínculos profissionais entre fontes e jornalistas.
  • Aplicação de questionário.
  • Módulo 8 – ATRIBUTOS DOS COMUNICADORES E DOS PORTA-VOZES - Conceitos sobre as características necessárias para que uma liderança se transforme em fonte de informação qualificada para a imprensa. Conceitos sobre os atributos que o comunicador (assessor de imprensa e relações públicas) deve desenvolve e aprimorar para ser uma interface efetiva entre as organizações e as redações.
  • Exercícios práticos - Exercícios práticos para a identificação dos atributos fornecidos nos cursos: simulação para a elaboração de narrativas organizacionais; análise de “cases” de reportagens: avaliar o resultado do trabalho de assessoria de imprensa nas reportagens publicadas. A construção de sugestão de pauta: produção da narrativa corporativa e aplicação prática dos conceitos.

 

Referências Teóricas:

  • CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. 2012.
  • DOCTOR, Ken. Newsonomics, Twelve New Trends that will Shape the News You Get. 2010.
  • DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2011.
  • KENNAMER, J. David, Public Opinion, the Press, and Public Policy. 1994.
  • LLOYD, John e TOOGOOD, Laura. Journalism and PR, News Media and Public Relations in the Digital Age. 2015.
  • MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação. 2013.
  • PATTERSON, Thomas E.. Informing the News: the Need for Knowledge-based Journalism. 2013.
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+INSTRUTOR

Luís Humberto Rocha Carrijo

Luís Humberto Rocha Carrijo

Instrutor, palestrante e jornalista formado na Fundação Cásper Líbero com pós-graduação em Comunicação Empresarial na USP. Atuou como repórter nos Grupos Folha e Estado, rádio Eldorado, TV Cultura e revista Exame. Trabalha em relacionamento com a imprensa desde 1990. Fundou em 2002 a Rapport, agência de comunicação organizacional.

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