Relações Governamentais

Como fazer relações governamentais e institucionais

24/NOV | Aprender

Como fazer relações governamentais e institucionais

Instrutor: Gilberto Galan

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema 

O governo em geral tem um enorme poder de influência na vida e nos negócios das empresas, por meio de legislação, normas, regulação etc. A complexidade e as demandas a serem atendidas em razão dessa influência estão se tornando cada vez maiores, resultando na necessidade do desenvolvimento pelas empresas de programas de relacionamento transparentes, profissionais e éticos.

O relacionamento com o governo exige um diálogo permanente que, respeitando certos ritos e regras, deve se pautar pelo uso adequado de algumas ferramentas, como o lobby, entre outras, e de algumas técnicas de abordagem. Só o uso adequado dessas ferramentas e técnicas de abordagem pode fazer com que as organizações alcancem os seus objetivos.

Além do governo, outras instituições e entidades, que constituem públicos de grande interesse (stakeholders), como as associações de classe, por exemplo, devem igualmente receber a devida atenção e serem foco de iniciativas bem planejadas.

O sucesso das organizações depende muito da capacitação dos profissionais responsáveis por esses tipos de relacionamento. Esses profissionais precisam compreender profundamente os fundamentos das relações governamentais e institucionais.

Objetivos do curso

  1. Ampliar as possibilidades de crescimento profissional através da exposição dos fundamentos das relações governamentais e institucionais.
  2. Apresentar as implicações das iniciativas governamentais e de outros públicos de interesse sobre a empresa.
  3. Fornecer a base conceitual do leque de ferramentas e técnicas que permitem uma atuação eficaz no campo das práticas relacionais.
  4. Discutir temas ligados à ética e aos dilemas que as empresas e os profissionais enfrentam no campo do relacionamento.
  5. Promover o entendimento sobre os públicos envolvidos, em especial o governo e as associações de classe.
  6. Instruir sobre a conquista dos espaços internos e sobre o posicionamento das atividades relacionais como áreas de valor estratégico, que contribuem para os resultados nos negócios.
  7. Discutir o perfil dos profissionais, as qualificações e as perspectivas de carreira.

Programa do curso

  • Conceituação de relações governamentais e institucionais.
  • Governo, políticas públicas, lobby, advocacy, públicos de interesse e de pressão.
  • Processo decisório governamental: regras e perfil dos interlocutores.
  • Objetivos, estratégias e planos.
  • Issues Management.
  • Principais ferramentas e técnicas de abordagem.
  • Relações governamentais, lobby, think tank, white papers, position papers, alianças, parcerias com o governo, coalizões, bancadas e frentes parlamentares, eventos, associações de classe.
  • Desafios de carreira.
  • Ética, dilemas, capacitação, perfil, “venda” do tema e da área internamente, envolvimento dos executivos, interação com a comunicação corporativa e outras áreas, internacionalização das empresas brasileiras.
  • Agências reguladoras.
  • Relação com as empresas e setores econômicos.

Benefícios para os participantes

O curso oferece ao participante uma base conceitual importante para o aprofundamento nos temas das relações governamentais e institucionais, além de apresentar uma visão pragmática sobre a ampliação do escopo da carreira nessa área. O participante será estimulado à desmistificação de uma série de temas e práticas, como o lobby, por exemplo, o que lhe permitirá ter uma visão mais efetiva sobre o campo das práticas relacionais.

Metodologia

Aula expositiva, com exercícios de fixação dos conceitos e apresentação de casos brasileiros e internacionais.

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+INSTRUTOR

Gilberto Galan

Gilberto Galan desenvolveu longa carreira, com mais de 30 anos de experiência no campo das relações com o governo, como diretor ou vice-presidente de Relações Governamentais em empresas de primeira linha como: Kodak, Philip Morris/Kraft, Embraer, HP e Citigroup, nos âmbitos de Brasil, América Latina e global; é professor nos cursos de pós-graduação da ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e no MBA de Comunicação Corporativa da Aberje; é membro do Conselho Deliberativo da Aberje, conferencista e coautor de dois livros editados pela Aberje Editorial na série Comunicação Interna: a força das empresas, e autor do livro Relações Governamentais & Lobby- aprendendo a fazer: as melhores práticas das melhores empresas, em fase de edição final igualmente pela Aberje Editorial. Hoje é sócio-diretor da Galan & Associados, consultoria em Assuntos Corporativos e Relações Governamentais.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

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