Autodesenvolvimento

Como desenhar políticas organizacionais de comunicação considerando a questão de Gêneros

29/SET | Aprender

Como desenhar políticas organizacionais de comunicação considerando a questão de Gêneros

Instrutor: Leda Maria Vieira Machado

+PROGRAMAÇÃO

1) Introdução sobre a importância do tema

As organizações precisam, para garantir sua sustentabilidade, comunicar e comunicar muito bem. Tanto para o público interno como para o externo. Esta comunicação precisa ser inclusiva, ou seja, apreender a diversidade e incorporá-la. Um aspecto da diversidade que tem sido debatido atualmente é a dos Gêneros.  Contudo, as organizações não têm refletido este aspecto da diversidade em suas comunicações. Ao não incorporar a perspectiva de Gêneros, mesmo sem a intenção, a empresa pode acabar por discriminar. Contudo, a incorporação dos Gêneros tem que ser estruturada e articulada com fase de desenvolvimento organizacional para contribuir para a estratégia de desenvolvimento da organização. O curso trata de Gêneros e não Gênero. Quando nos referimos a Gênero estamos nos referindo a uma binariedade: feminino e masculino. Esta binariedade é reducionista já que não engloba as questões atuais sobre diversidade de Gêneros, não discute as complexidades atuais. Quando nos referimos a Gêneros estamos nos referindo a fluidez, entre os Gêneros, nos referimos a liberdade.

2) Objetivos do curso 

  • Contribuir para que o participante tenha a dimensão da importância da comunicação nas organizações
  • Contribuir para que o participante tenha clara a razão da incorporação da diversidade, em especifico a questão de Gêneros na Comunicação Organizacional
  • Contribuir para que os participantes se instrumentalizem para desenhar Políticas Organizacionais de Comunicação

3) Programa do curso (temas principais que serão abordados)

Os temas principais que serão abordados durante  o curso são:

  • O que é comunicação
  • O que é diversidade
  • A questão de Gêneros – definições
  • Importância das políticas de Comunicação Organizacional com perspectiva da diversidade, em específico, de Gêneros
  • Políticas de Comunicação Organizacional e estratégia do negócio
  • Desenho das políticas de Comunicação Organizacional incorporando  a questão da diversidade, em específico, de Gêneros
  • Implantação das políticas de Comunicação Organizacional incorporando a questão da diversidade, em específico, de Gêneros
  • Avalição das políticas de Comunicação Organizacional, incorporando a questão da diversidade, em específico, de Gêneros

4) Benefícios para os participantes

O participante, ao final do curso, terá instrumental para desenhar, implantar e avaliar políticas de comunicação organizacional, incorporando a questão da diversidade, em específico, de Gêneros, alinhadas a estratégia do negócio. Desta maneira, o curso visa também contribuir para a sustentabilidade da organização. Terá ainda entendimento mais abrangente sobre a questão da diversidade, em específico, Gêneros.

5) A metodologia aplicada

O curso é ministrado com as seguintes metodologias:

  • aulas expositivas
  • estudos de casos
  • discussão dos tópicos
  • trabalhos em grupo
  • apresentação dos grupos para análise da classe
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+INSTRUTOR

Leda Maria Vieira Machado

Leda Machado,  tem quase  20 anos desenvolvendo trabalhos nas  área de Gestão de Pessoas, como executiva,  consultora e acadêmica.  É Ph.D. em Sociologia pela University of London, Mestre em Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e e Diplomo também em Planejamento para o Desenvolvimento Urbano, todos pela University of London. O foco de suas pós-graduações foi Gênero.

Atualmente é  Sócia Diretora  da LMachado Desenvolvimento Organizacional e Profissional. Empresa de Consultoria em gestão estratégica  de pessoas e Coordena o Lab de Gêneros da Aberje. Foi   Presidente do Board  do Greenpeace Brasil de Agosto  de 2014 a Outubro de 2016 Foi Diretora de Recursos Humanos de empresas multinacionais e nacionais, lideres em seus setores.  Leciona no International  MBA da FIA,  desenhou e Coordenou  o Programa EDP em Gestão Estratégica de Pessoas da HSM. Foi distinguida com o Prêmio Young Sociologist pela Associação Internacional de Sociologia em 1994 com um Trabalho sobre Gênero.

Publicou vários artigos e livros. Entre eles:

  “Atores Sociais: Movimentos Urbanos, Continuidade e Gênero”, Annablume, São Paulo, 1995;    “A incorporação de Gênero nas Políticas Públicas: Perspectivas e  Desafios”, Annablume, 1999 e  “Perguntas que nenhuma executiva deveria ouvir”http://epoca.globo.com/vida/vida-util/carreira/noticia/2014/12/perguntas-que-nenhuma-bexecutiva-deveria-ouvirb.html  (18/12/2104)

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