Comunicação Interna

Aula 8 - Comunicação Interna em Cenários Instáveis (Programa Avançado em Comunicação Interna)

01, 06/NOV | Avançar

Aula 8 - Comunicação Interna em Cenários Instáveis (Programa Avançado em Comunicação Interna)

Instrutor: Cynthia Provedel

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema 

No contexto das empresas privadas de grande e médio porte, as transformações são cada vez mais frequentes e complexas. Como resultado do rápido desenvolvimento tecnológico, da globalização, de novas políticas econômicas e da competitividade, as empresas buscam se adaptar aos novos paradigmas, aprimorando custos, processos, operações, produtos e serviços; ocorrem, enfim, diversas mudanças organizacionais internas. Essas mudanças podem desestabilizar o clima organizacional e afetar o comportamento dos empregados, especialmente quando envolvem demissões, alterações na estrutura organizacional e novas exigências funcionais, desdobrando-se em distintas maneiras de comportamento ou atuação. Planejar a comunicação interna nessas circunstâncias é um desafio para os profissionais da área. 

 

Objetivos do curso 

  1. Ampliar o entendimento do comunicador acerca dos cenários que geram instabilidade e mudança no ambiente organizacional.
  2. Demonstrar quais são os efeitos que os ambientes de instabilidade geram na organização e na comunicação interna propriamente dita.
  3. Explorar o tema do medo no ambiente organizacional, visando compreender como ele pode impulsionar indesejáveis ruídos e boatos.
  4. Aprofundar a percepção sobre a relação do líder imediato e o empregado, visando compreender como essa relação pode contribuir para minimizar os impactos organizacionais num contexto instável.
  5. Discutir casos práticos que possibilitem ao comunicador uma reflexão acerca de contextos instáveis, abrangendo as ações de comunicação tomadas e os resultados obtidos.

 

Programa do curso 

  • Mudanças organizacionais: a partir de qual contexto são geradas?
  • Medo organizacional e seus efeitos no dia a dia das organizações.
  • Comunicação interna informal: noções e características.
  • Boatos organizacionais: como surgem, sobre o que falam, como se impulsionam, como lidar com eles?
  • Como preparar a liderança para a comunicação com as suas equipes em cenários instáveis?

 

Benefícios para os participantes 

O curso oferece ao participante a oportunidade de desenvolver um novo olhar acerca da comunicação interna em cenários de instabilidade e mudanças organizacionais. Ele será estimulado a potencializar a sua atuação na organização, adotando as tratativas adequadas, para lidar com os cenários críticos de uma forma positiva, produtiva e proveitosa.

 

Metodologia 

Aula expositiva, com estudo de casos, debates e trabalhos em grupo.

INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Cynthia Provedel

Cynthia Provedel

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (Facasper), especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ao longo de 14 anos, trabalhou na área de Comunicação de empresas multinacionais e nacionais de grande e médio porte, tais como Novartis, Ericsson, Grupo Ultra e GPA (Grupo Pão de Açúcar). Atualmente, é Gerente de Comunicação Interna na Sanofi.

 

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição