Comunicação Interna

Aula 4 - Engajado e comprometido: técnicas e práticas de comunicação que geram o vínculo afetivo do funcionário com a organização (Programa Avançado em Comunicação Interna)

02, 04/OUT | Avançar

Aula 4 - Engajado e comprometido: técnicas e práticas de comunicação que geram o vínculo afetivo do funcionário com a organização (Programa Avançado em Comunicação Interna)

Instrutor: Denise Pragana

+PROGRAMAÇÃO

1) Introdução sobre a importância do tema

No final do anos 1990 presenciamos diversas mudanças no mundo do trabalho (downsizings, fusões, aquisições, redução dos níveis hierárquicos, entre outros). Com a chegada do século XXI as relações de trabalho sofreram o impacto das transformações socioeconômicas que mudaram a natureza dos fenômenos e processos das organizações. Inauguramos a era da competitividade global, da sociedade em rede, dos laços frágeis, da busca pelo prazer e bem-estar na vida e no trabalho. Nessa nova era, a lógica das relações entre empregadores e empregados para a criação vínculos no trabalho precisa ser revisitada.

Para lidar com essa realidade é preciso trilhar caminhos que evidenciem vínculos que possam unir as pessoas em torno dos objetivos, do propósito e das metas pessoais e organizacionais. Estratégias coercitivas (estabelecimento de regras rígidas e normas restritivas) para vincular o trabalhador às empresas, muito utilizadas na era da revolução industrial e até há bem pouco tempo atrás, não são mais eficazes, além de eticamente questionáveis.

Assim, compreender os processos que geram o engajamento e o comprometimento da classe trabalhadora contemporânea aos desafios empresariais é imprescindível para o profissional de comunicação interna que busque uma atuação de fato estratégica que gere resultados positivos não só para a empresa como para as pessoas que nela trabalham. É preciso atuar para evidenciar os atributos da marca, a cultura organizacional e os objetivos do negócio de forma intencional e afetiva, gerando nos profissionais o orgulho de pertencer e a vontade de vincular-se à organização de forma espontânea e verdadeira.

2) Objetivos do curso

O curso pretende apresentar conceitos ligados à área de Comportamento Organizacional sobre Engajamento e Comprometimento no Trabalho e propor caminhos, por meio da comunicação organizacional, que façam das práticas e das narrativas Internas poderosos estimulantes para o engajamento e o comprometimento do profissional com os valores e objetivos da organização.

Principais objetivos de aprendizagem:

- Esclarecer sobre as diferenças entre Engajamento e Comprometimento no trabalho;

- Apresentar os modelos comportamentais que envolvem os drivers para o engajamento e os benefícios para a empresa e para os profissionais;

- Apresentar as bases teóricas sobre os três principais vínculos de comprometimento estudados no campo da administração: vínculo de continuação, vínculo normativo e vínculo afetivo;

- Apresentar os princípios do Endobranding com foco na produção de uma comunicação interna voltada para a criação do vínculo afetivo e voluntário com os propósitos, valores e metas da organização.

- Ensinar técnicas que transformem a linguagem e o formato da comunicação interna em vetores para a criação do vínculo afetivo do profissional com a organização

3) Programa do curso (temas principais que serão abordados)

- As mudanças nas relações de trabalho: do modelo coercitivo e normativo para o modelo de convergência de interesses e compartilhamento e valores

- O que é Engajamento e o modelo de Causa e Efeito que faz sentido para o mundo do trabalho (os drivers, os comportamentos e os benefícios para as empresas e para as pessoas)

- Facetas do Engajamento do ponto de vista cognitivo e afetivo: engajamento com a tarefa (estado de absorção e grau de energia depositado na realização da tarefa ou do projeto) e Engajamento com a organização (alinhamento e identificação)

- Comprometimento organizacional: (i) de base de Continuação (entrincheiramento organizacional), (ii) de base Normativa (consentimento organizacional) e de (iii) base Afetiva (contribuição ativa para o alcance das metas organizacionais)

- Reconhecendo o ambiente organizacional como gerador das bases do comprometimento

- O emprego das técnicas do Endobranding, com ênfase na explicitação do propósito e dos valores da marca, para a construção de um ambiente organizacional identitário e inspirador, capaz de desenvolver o comprometimento voluntário afetivo do profissional para com as metas organizacionais

4) Benefícios para os participantes

Os participantes sairão com maior clareza sobre o conceito de engajamento e comprometimento, seus antecedentes e efeitos para a performance dos negócios das empresas onde trabalham. Também saberão atuar conforme as técnicas do Endobranding para transformar os processos de comunicação em aliados na busca da criação de um ambiente interno que inspire o vínculo afetivo do profissional com a organização (aquele que liga o profissional à empresa não por necessidade ou por obrigação, mas pela identidade de valores e de propósitos = vínculo afetivo).

5) A metodologia aplicada

Aula expositiva sobre os conceitos de Engajamento, Comprometimento e Endobranding, com uso de exemplos reais e/ou trechos de vídeos e filmes.

Trabalhos práticos aplicados à transformação da atual forma e conteúdo da comunicação interna usada nas empresas dos participantes em vetores para o engajamento e comprometimento dos funcionários:

  • Desenvolvimento das diretrizes de forma: tom de voz, diretrizes básicas de redação & estilo
  • Impropriedades e Padronizações.
  • Diretrizes de conteúdo com base na cultura e identidade da empresa
  • Criação de Macro Temas e Banco de Palavras.
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+INSTRUTOR

Denise Pragana

Denise Pragana

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa Interfaces Sociais da Comunicação. Pesquisadora com foco em Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Cultura Organizacional, Cultura Nacional e Comportamento Organizacional.

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada Latu-Sensu em Administração de Marketing pela FAAP, SP.  Especialização em  International Corporate Communications pela Syracuse University, USA,  em parceria com a Aberje.

Executiva de Comunicação Corporativa, com mais de 25 anos de experiência em posições de liderança em Comunicação Interna e Externa de grandes organizações como Camargo Corrêa, Votorantim, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Avibras Aeroespacial. Experiência em criação e gestão global de Sistema de Comunicação Interna Corporativa, Endobranding, Cultura Organizacional, Assessoria de Imprensa, Premiações e Responsabilidade Social.

Atualmente atua como consultora independente na área de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, redação de textos na linha empresarial e professora em nível de MBA (Aberje) e graduação (ECA-USP), na linha de Comunicação Corporativa, Cultura Organizacional e Relações Públicas. 

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