Comunicação Interna

Aula 3 - Mensuração: como criar indicadores para a Comunicação Interna (Programa Avançado em Comunicação Interna)

25, 27/SET | Avançar

Aula 3 - Mensuração: como criar indicadores para a Comunicação Interna (Programa Avançado em Comunicação Interna)

Instrutor: Suzel Figueiredo

+PROGRAMAÇÃO

Importância do tema 

A gestão da comunicação interna nas organizações também contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais são os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação que trabalha com a comunicação interna das organizações. É fundamental que ele tenha uma base teórica de excelência para escolher a melhor metodologia para a criação de indicadores de mensuração dos resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação interna.

 

Objetivos do curso 

  • Contextualizar a mensuração de resultados de comunicação.
  • Discutir possibilidades de avaliação das ações de comunicação interna.
  • Capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas/mensuração.
  • Construir um modelo de questionário de avaliação.
  • Simular mensuração de comunicação interna. 

 

Programa do curso  

  • Conceitos básicos de mensuração
  • A importância do planejamento
  • Métodos de abordagem para coleta de dados
  • Definição de performance por tipo de indicador
  • Modelos de mensuração
  • Efetividade, eficiência e eficácia
  • Análise dos resultados
  • ROI aplicado a ações de comunicação para público interno
  • Como medir ações de comunicação interna
INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Suzel Figueiredo

Suzel Figueiredo

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Pós-graduada em pesquisa pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing Bacharel em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado - Faap. Durante oito anos foi professora de pesquisa da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado. É professora no MBA e nos cursos de pesquisa da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Diretora da Ideafix Pesquisas Corporativas, empresa especializada em pesquisa de comunicação. Diretora do Databerje - Instituto Aberje de Pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Coautora dos livros Comunicação Interna - A força das empresas, volumes 1, 2 e 3, editado pela Aberje Editorial. Organizadora do Dicionário de Mensuração e Relações Públicas, publicado pelo Databerje. Conselheira da Associação Brasileira de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia – ASBPM.

 

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

 As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

 

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430 
Telefone: 3673-0346

 

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição