Assessoria de Imprensa, Comunicação Pública

Assessoria de Imprensa Estratégica na Área Pública

Instrutor: Jorge Antonio Menna Duarte

+PROGRAMAÇÃO

Assessoria de Imprensa permanece uma das atividades mais relevantes da comunicação na área pública. O profissional é responsável por gerenciar o relacionamento e os fluxos de informação entre organizações, jornalistas e veículos de comunicação, proteger a reputação da organização e informar com qualidade a sociedade e diferentes públicos em um ambiente de transformações radicais no mercado profissional e no ecossistema de informação.

Com a mudança nas formas de acesso à informação pela sociedade, a redução das equipes nas redações jornalísticas, o avanço do uso das redes sociais e da maior necessidade de comunicação adaptada, a atividade ampliou seu papel. As opções aumentaram e a complexidade também.  O profissional atua cada vez mais em atividades diversificadas, que demandam diagnóstico, planejamento, estratégia, gestão de pessoas e processos, avaliação, capacitação de fontes, segmentação, administração de crises e monitoramento do ambiente institucional.

Objetivos do curso

Permitir ao participante melhorar a qualidade do trabalho e garantir maior efetividade nas práticas relacionadas à interação com a imprensa e na informação à sociedade.

Benefício aos participantes

Trata-se de um curso abrangente, administrado por profissional com larga experiência, e que busca, mais do que oferecer uma reflexão, propor práticas eficientes visando qualificar a relação entre organização, fontes e jornalistas e garantir o acesso público a informações.

1. Transformações estruturais da Comunicação na Área Pública
  2. Uso de Estratégias em Comunicação
  3. Pesquisas atuais e tendências em Assessoria de Imprensa na área pública
  4. Modelos de serviços de Assessoria de Imprensa
  5. Relações com as mídias e a comunicação integrada
  6. A produção de conteúdo e a informação de interesse público
  7. Questões críticas no relacionamento assessores, jornalistas e dirigentes
  8. Mídias sociais e relacionamento com a imprensa
  9. Gestão de Riscos e Crises
  10. Capacitação de porta-vozes e Mapa de mensagens
  11. Apresentação de casos
  12. Discussão de questões apresentadas pelo grupo
INSCREVA-SE >

+INSTRUTOR

Jorge Antonio Menna Duarte

Jorge Duarte é jornalista, relações-públicas, Mestre e Doutor em Comunicação. Trabalhou em jornais, rádios e foi empresário de agência de comunicação. Atua em relações com a imprensa desde 1986. Atuou na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2014-2012), onde foi Diretor do Núcleo de Comunicação Pública. Atualmente é Coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa. Coordenou dezenas de media trainings, cursos e eventos de comunicação, no Brasil e exterior. É professor de pós-graduação do Uniceub e Enap. Autor de pesquisas, livros, manuais e textos sobre relacionamento com a imprensa, media Training e comunicação organizacional, pública e científica. É organizador dos livros "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia", "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação", "Glossário de Comunicação Pública", "Ciência para comunicação, comunicação para ciência". É autor do livro infantil "A Viagem das Sementes", de "Comunicação e Tecnologia na Cadeia Produtiva da Soja em MT" e "Pesquisa & Imprensa: orientações para um bom relacionamento”. Top Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste 2015 e Top 5 Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste 2016 eleito por jornalistas e profissionais de agências de comunicação.

+INFORMAÇÕES ÚTEIS

As informações abaixo são referentes somente a cursos agendados na Aberje em São Paulo.

Aberje
Programas Educacionais | Eventos | Relacionamento com Associados
Av. Amália de Noronha, 151 - 6º andar

Ponto de Táxi Amália
Rua Amália de Noronha, 430
Telefone: 3673-0346

Hotéis próximos
Comfort Suites Oscar Freire
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-011
Telefone: (11) 2137-4700

*Participantes de cursos e eventos Aberje têm desconto no Comfort Suites Unidade Oscar Freire.

Ficha de inscrição